Saúde pública em destaque

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

A equipe do Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) de Santa Rosa de Lima participou do 3º Simpósio de Gestão do Cuidado em Saúde, na sede da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. A equipe, juntamente com profissionais de demais municípios do Sul de Santa Catarina e comunidade acadêmica, debateu experiências exitosas na área da saúde pública. Na ocasião, apresentou o projeto ‘Arteterapia: a arte de cuidar das emoções’. A psicóloga Débora Nack foi quem fez a explanação ao público. O Nasf-AB tem como objetivo prestar apoio matricial à Estratégia de Saúde da Família. Em Santa Rosa de Lima realiza diversas ações, com atendimentos individuais e coletivos, a fim de aumentar a resolutibilide do Sistema Único de Saúde.

Viver sem Violência

O Nasf de Santa Rosa de Lima, em parceria com a Aecosul e o Conselho Tutelar, promoveu uma atividade para abordar a violência doméstica. Com o evento “Viver sem Violência”, discutiu-se dados, histórico, tipos de violência, e o que fazer em casos como estes. A psicóloga da Policia Civil, Lilian M. Gomes, realizou uma palestra tratando sobre o tema violência contra a mulher, trazendo um histórico e enfatizando o início da violência nas relações de namoro, entre os adolescentes. A Advogada Milly Christie Lima explanou sobre a temática violência financeira e violência contra o idoso, promovendo um alerta para os riscos, especialmente do que trata os golpes financeiros que vêm acontecendo na região.  O grupo de teatro “Viver com Improviso” realizou uma apresentação, e o evento encerrou com uma confraternização e um coquetel servido aos presentes. Parabéns pelo evento!!

Melhorias nas estradas rurais

A Secretaria de Transportes e Obras da prefeitura de Rio Fortuna conclui o alargamento da estrada que liga as comunidades de Rio Facão à Rio Areão, bem como as melhorias na drenagem de água através da implantação de tubos na estrada geral de Rio dos Bugres. Devido à necessidade foi feito a limpeza, drenagem e alargamento da via. No ano passado já havia sido feito o mesmo trabalho no trecho que compreende a Barra do Rio do Chapéu até Rio Facão. Devido ao bom tempo que predominou nas últimas semanas, foi possível atender a várias solicitações e concluir os retoques na malha viária. As estradas estão bem conservadas e em breve outras vias receberão as melhorias e benefícios.

BCL é convocada a terminar pavimentações
Em Orleans, na sexta-feira, o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, entregou ofício à empresa BCL Empreendimentos comunicando a desistência da empresa Agroneto Construções e Terraplanagens referente ao Processo Licitatório 066/2019, que objetiva a pavimentação de cinco ruas no perímetro urbano do Município de Rio Fortuna. Como segunda colocada, a BCL tem um prazo de cinco dias para manifestar o interesse de assumir a execução de parte remanescente do contrato. Com a conclusão das Ruas 22 de Julho e Bernardo Heidemann, ainda restam as pavimentações das avenidas Sete de Setembro, Augusto Ricken e Bernardo Hemkemeier.

Dia da Família

Santa Rosa de Lima promove, no próximo sábado, o Dia da Família. A ação acontecerá a partir das 14h, no Ginásio de Esportes, com brincadeiras, apresentações e piquenique. É recomendável que as famílias levem toalhas de mesa para apoiar os alimentos, caneca e repelente. Pais aproveitem esta oportunidade, pois será um dia com diversas atividades prazerosas e com muita integração. Saia da rotina, participe da vida escolar do seu filho, interaja com a sociedade. O desenvolvimento da criança só acontece quando há está ligação escola-família. Faça sua parte, participe!