Vacina contra a febre amarela

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Rio Fortuna promove, nesta quarta-feira, um dia para intensificação da vacina contra a febre amarela e atualização das cadernetas. A unidade de saúde estará aberta das 19h às 22h30, exclusivamente para as pessoas que trabalham e que ainda não conseguiram se vacinar. Não perca esta data! Até o momento, a cobertura vacinal de Santa Catarina está em 78%. A meta é atingir 95%. Por isso, todos os moradores do Estado com mais de 9 meses devem se imunizar. A dose está disponível nas mais de mil salas de vacina da rede, e é o suficiente para prevenir a doença.
 Até o momento, Santa Catarina já registrou duas mortes humanas por conta da doença, e cinco mortes de macacos por febre amarela. A vacina é a melhor forma de prevenção. Procure o postinho mais perto da sua casa.

Prevenção ao Aedes aegypti
A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, antecipada para este mês, leva como slogan “E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você”. A ação reforça a necessidade de manter a mobilização nacional durante todo o ano, e não apenas nos períodos críticos de chuva e calor. Durante o período de seca, a população pode realizar ações preventivas. Basta tirar dez minutos do dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa, por exemplo. Seja você também é um vigilante permanente de atenção à saúde, com isso não teremos dengue, zika e chikungunya.

Auriculoterapia
O tratamento com auriculoterapia, que trata doenças utilizando os pontos de irrigação nas orelhas, conquistou diversos adeptos na região. Muitos não sabem, mas o SUS oferece esse serviço de forma integral, por meio da avaliação de um profissional habilitado e da necessidade do mesmo. Em Rio Fortuna, o grupo da Escola da coluna recebeu, na sexta-feira, a primeira aplicação pelas auriculoterapeutas Aline, Ananda e Flávia. O processo será feito a todos os associados com exercícios e orientações. Durante a técnica terapêutica são feitas inserções com agulhas, sementes ou outro material em pontos específicos nas orelhas, que são conectados ao sistema nervoso central, criando estímulos em órgãos e sistemas completos por todo o corpo. Sendo assim, é muito indicada para tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão, promovendo saúde e bem-estar.

Campeonato Catarinense
O Ginásio Municipal Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima, vibrou com a partida entre Tubarão Futsal e Jaraguá do Sul, válida pelo Campeonato Catarinense de Futsal. O Tubarão conquistou a vitória por 3 a 2 diante da equipe do Jaraguá Futsal, com gols de Rodriguinho (2x) e Passamani.  Público de toda região prestigiou a partida da temporada da 2019. Nas redes sociais, o time enalteceu a receptividade da cidade e o clima da torcida. “Que cidade! Que clima! Que torcida! Obrigado à população de Santa Rosa de Lima pela noite sensacional”. Nota 10! 

Manutenção

A prefeitura de Santa Rosa de Lima, por meio da Secretaria de Transportes e Obras da prefeitura, tem realizado um trabalho de melhoria de trecho de estrada localizada na comunidade de Santa Catarina, conhecido como ‘Morro do Diamante’. A primeira parte da ação deve ser concluída nos próximos dias. Os trabalhos consistem no rebaixamento da pista para reduzir o acentuado aclive/declive, alargamento e melhorias da via, que dá acesso ao município de vizinho de Anitápolis, sendo importante para o escoamento de produção agrícola naquela localidade.

Gruta completa 75 anos de fundação
Os fiéis de Rio Fortuna celebraram, com ardor, os 75 anos de fundação da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com missa festiva no último dia. Após o ato, os convidados puderam degustar de bolos, cucas, espetinhos. O local, construído em pedra rústica junto a uma belíssima cachoeira na entrada da cidade, foi inaugurado em 8 de setembro de 1944, pelo então arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim. O maior responsável pela concretização do espaço é Monsenhor Gregório Locks, que, em 1942, foi designado como cura da paróquia. Com o objetivo de dar vida nova à comunidade, lançou a ideia de construção de uma gruta de Nossa Senhora. Após apreciação dos congregados, ganhou preferência unânime a história comovente da virgem de Lourdes, na França. Assim, inaugurou-se a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um espaço de fé em meio à natureza. No local há uma pequena trilha, em meio à mata, que dá acesso cachoeira atrás da gruta.