Treinamento para o setor de Obras

Louvável a iniciativa da administração municipal de Rio Fortuna, que proporcionou aos funcionários da Secretaria de Transportes e Obras um curso de aperfeiçoamento. O treinamento ocorreu simultaneamente para os servidores do município de São Martinho, através da empresa Projeção – Centro de Educação, que busca conscientizar e orientar os servidores sobre a importância dos cuidados com saúde e segurança no ambiente de trabalho. O curso ocorreu durante dois dias, com aulas teóricas e práticas sobre a NR11, operação de máquinas, manutenção preventiva de máquinas e caminhões, condução econômica e defensiva, EPI, avaliação individual dos operadores, além de orientações sobre a compactação de estradas vicinais.    Quando se busca excelência no serviço prestado à população, é preciso investir no servidor, para que amplie conhecimentos ao mesmo tempo em que busca soluções criativas para melhorias nos processos de trabalho. Parabéns!

Manutenção de estradas
O mês de agosto foi proveitoso para a manutenção de estradas em Rio Fortuna e em Santa Rosa de Lima. Na Capital da Agroecologia, realizou-se a reforma de três pontes localizadas na área rural do município (foto).  As estruturas dão acesso a propriedades da comunidade de Nova Fátima. Foram substituídos as pranchas e os trilhos. Próximo a uma das pontes, também foi realizado um trabalho de drenagem em uma área alagadiça, reduzindo a umidade da estrada e aumentado sua durabilidade. Já em Rio Fortuna a equipe trabalha firme no alargamento de estradas. Nos últimos dias, a estrada geral do Rio Areão recebeu os trabalhos.

Missão empresarial

Um grupo de pessoas ligadas ao governo do Estado da Bahia, bem como empresários do ramo de lacticínios e diretores do Sindileite da Bahia estiveram no Sul catarinense para conferir de perto a produção integrada da região. Em Rio Fortuna, a comitiva nordestina teve a oportunidade de conhecer o lacticínio Becker, localizado na comunidade de Rio Café; as propriedades de José Duessmann, no Rio Otília, e de Antonio Schulter, também no Rio Café. Em todos esses pontos conheceram o modelo de integração de atividades, como bovinocultura leiteira, suinocultura e piscicultura.  Os visitantes concluíram a visita admirados com a capacidade de produção em áreas de topografia acidentada, volume de produção e a prevalência da mão de obra familiar. Ainda participaram de um bate-papo e degustação de produtos da nossa região com participação do prefeito Lindomar Ballmann, vice Neri Vandresen, secretário de Agricultura, Evaldo Borghezan Zanelato, e demais convidados.

Educação para a Cooperação

Professores da Escola Municipal Atílio Ghisi, de Braço do Norte, e da Escola Municipal Prof. José Boeing, de Rio Fortuna, participaram, no mês passado, da 1ª Etapa do Curso de Educação para Cooperação, em Gravatal, o qual foi ministrado para novos professores das escolas que já participam do Programa Cooperjovem, da Cerbranorte. Na oportunidade, foi realizada uma síntese sobre os objetivos do programa, bem como reflexões sobre o Projeto Educacional Cooperativo (PEC), onde os professores puderam analisar os avanços já existentes na escola com as ações do projeto, o que precisa ser mantido e melhorar. Parabéns pela promoção deste treinamento, pois é notável que o Cooperjovem proporciona mudanças para o agir como cooperativo e proporcionar o aumento da qualidade de ensino, pois estão diretamente ligadas a eles. Segundo a equipe da escola riofortunense, as ações do Cooperjovem proporcionam a oportunidade de integrar a comunidade e por um bem comum. Nota 10!

Pedágio da Apae
Uma das atividades para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 foi o tradicional pedágio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Fortuna. A ação aconteceu na segunda-feira da semana passada, e teve resultado de R$ 11.682,50. Os agradecimentos são destinados a todos os voluntários e as pessoas que contribuíram com o pedágio. A solidariedade é característica bem presente na região, o que resulta em bons resultados em prol destas instituições que dependem – mesmo com ajuda do setor público – de contribuições para manter as portas abertas. A Apae de Rio Fortuna atende atualmente 44 usuários, sendo 11 do município de Santa Rosa de Lima.    

Liga Verde Vale
Nem mesmo a chuva atrapalhou a abertura do Campeonato Regional da Liga Verde Vale, “Taça GL Esportes 20 anos”, em Rio Fortuna. No domingo, o atual campeão Municipal recebeu o Aiurê, e dominou a partida em 3 a 1. Durante a abertura, ainda foi realizada uma homenagem em memória ao ex-prefeito e vereador Silvo Heidemann, falecido em janeiro deste ano. Apaixonado pelo futebol, era vascaíno “roxo”, atuou na Sociedade Esportiva e Recreativa Municipal, presidindo da associação por muitos anos, sempre envolvido e torcendo pelo time do Municipal. Jogando em casa, e com uma torcida animada, o elenco brilhou no primeiro dia da competição. Parabéns!