Interação entre família-escola

Um dia de lazer, com muita interação e diversão marcou a 5ª Semana da Família, realizada na tarde de sábado, na Associação Esportiva e Recreativa (AER) Florestal. Após a abertura do evento, foram realizadas as apresentações musicais e de dança, e no segundo momento, as famílias participaram das brincadeiras surpresas dentro do campo Florestal. O dia terminou com um super pique nique.  A Semana da Família é instituída por lei municipal desde 2014, e tem com  objetivo promover bons momentos de convivência e aprimorar os vínculos familiares. “Ser família é dar o que crianças e jovens mais precisam o tempo todo: orientação, bons exemplos e amor.” Parabéns ao pais pelo envolvimento nas atividades, e toda à organização que se dedica cada ano para a realização deste momento interativo.

Conferência da Assistência Social

Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima promovem no próximo mês, mais uma Conferência Municipal de Assistência Social. Na Capital da Agroecologia, a reunião ocorrerá em 5 de setembro, a partir das 7h45, no Centro de Convivência da Terceira Idade (Salão Velho). Já na cidade vizinha, no dia 9, a partir das 7h30, no Centro de Pastoral São Marcos. Ambas as  atividades contarão com palestra e, ao final, serão definidas propostas de políticas públicas a serem encaminhadas na conferência estadual. A conferência é aberta a todos os interessado e terão com tema de debate: “Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação social”. Participe!

Semana de Prevenção de Deficiências
Está sancionada a Lei Municipal nº 1.661/2019 que institui a “Semana de Prevenção de Deficiências no âmbito do Município de Rio Fortuna”. O prefeito Lindomar Ballmann repassou a notícia aos alunos e professores da Escola de Ensino Especial São Marcos – Apae, que visitaram o Executivo após a caminhada alusiva a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na manhã da última quarta-feira, (foto).   O projeto de origem do Legislativo, apresentado pela vereadora Leonete Schuelter, tem como objetivo a intensificação e promoção de ações de conscientização e prevenção às deficiências durante o período de 21 a 28 de agosto de cada ano.  O alto índice é preocupante, pois segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70% das deficiências poderiam ser evitadas por meio de cuidados em diversos momentos da vida. Um folder informativo foi confeccionado pela equipe da Apae, com orientações sobre como prevenir as deficiências, e será entregue em todo o município. 

Hospital recebe doações da Cresol
Cumprindo o seu dever enquanto cooperativa, de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade, a Cresol Encostas da Serra Geral realizou a doação de alguns materiais ao hospital de Rio Fortuna. Lençóis, pijamas adulto e infantil e um bebedouro d’água – necessidades essas apontadas pela diretoria do hospital – foram entregues na última semana. Nos últimos meses alguns funcionários da Cresol Encostas acompanharam parentes nos hospitais da região e perceberam algumas necessidades nessas instituições. Com isso, propuseram ajudar de alguma forma, já que tais hospitais atendem os moradores de Santa Rosa de Lima, município sede da Cresol Encostas e que não conta com um hospital. A entidade de Rio Fortuna, cidade vizinha a Santa Rosa, atende as demandas dos dois municípios, além de contribuir para a diminuição no número de atendimentos nas outras instituições médicas da região.   Parabéns pela iniciativa que vai beneficiar inúmeros associados e pacientes que necessitam de atendimento na unidade hospitalar riofortunense!

Abandono de animais!
É crescente o abandono de animais, em especial os domésticos, como cães e gatos, no perímetro urbano em Rio Fortuna. Não só o abandono, mas também chama atenção os descuidos com os bichinhos. Deixá-los presos, sem água e comida, é uma barbárie!   Porém, há uma lei que dispõe sobre a criminalização de maus-tratos contra animais.  A Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), alterada por um projeto de lei em 2018, prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, podendo ser agravada a pena em caso de morte do animal.  Se você observar um caso de maus-tratos, denuncie! As denúncias poderão ser feitas de forma sigilosa por qualquer pessoa que tomar ciência de um caso de maus-tratos ou de abandono. O denunciante deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma Delegacia de Polícia para que o caso seja averiguado. Vale ressaltar que o indicado é que seja levado o maior número de documentos possíveis, como o laudo de um veterinário, fotos, filmagens ou uma outra testemunha.