Acolhida na Colônia: 20 anos de fundação

O fim de semana foi de confraternização, troca de experiência e imersão de conhecimento em Santa Rosa de Lima. A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, com apoio da prefeitura, cooperativa de crédito Cresol, e outras entidades, promoveu o 2º Congresso Estadual de Agroturismo Acolhida na Colônia, que marca os 20 anos de fundação do projeto que iniciou em Santa Rosa de Lima, nos moldes de uma experiência voltada para o agroturismo na França. Muito bem organizado, e de forma descontraída, conseguiu cumprir sua proposta de repassar conhecimento aos participantes. Tive a oportunidade de estar presente e fiquei ainda mais maravilhada com a Acolhida na Colônia. Entre as palestras, um dos destaques foi a participação de Eliane Genévé, fundadora da Accueil Paysan, na França. 

Acolhida – parte 2

O congresso contou com uma série de palestras, mesas de debates, oficinas, apresentações culturais e mostra do documentário ‘Semeando Igualdade’. Outro ponto máximo foi o lançamento do livro ‘Acolhida na Colônia: 20 anos de história’. Parabéns à cofundadora da Acolhida, Thaise Guzzaiti, pela iniciativa em produzir um material que contribui para registrar este projeto que mudou a qualidade de vida e renda das famílias participantes. As primeiras páginas do livro detalham uma aventura e tanto em mergulhar nesse universo do agroturismo. Nota 10!

Missões Populares
Moradores de Santa Rosa de Lima abriram suas portas, neste fim de semana, para receber os missionários das Santas Missões Populares. Destaque para a acolhida, receptividade e entrosamento. As visitas continuam nos próximos sábado e domingo, nas comunidades de Nova Fátima e Rio Bravo Alto. As famílias e todos os missionários também são convidados a participar do encerramento das missões no setor de Santa Rosa, no dia 1º de setembro, com missa às 8h30. O setor que receberá as missões a seguir será o Pinheiral.

Semana da Família
Durante a semana passada, a Paróquia São Marcos celebrou a tradicional Semana da Família, com programação diferenciada. A famílias se reuniram na segunda-feira para a oração do terço; na quarta-feira, foi celebrada missa com renovação do compromisso matrimonial. Na sexta, houve a missa para os jovens. Na celebração que destacou o matrimônio, presidida pelo pároco, padre Marcelo Wiggers Buss, e concelebrada pelo diácono Simão dos Santos Ferreiras, os casais puderam refletir sobre a relação e renovar o compromisso matrimonial. O Movimento de Irmãos de Rio Fortuna recebeu a visita dos irmãos encontristas da paróquia de São Ludgero. 

‘Polvoando amor’

A confecção de polvos de lã para ajudar os bebês prematuros é um projeto que deu certo no Brasil e, agora, abraçado por voluntárias dos Clubes em Mães de Rio Fortuna. Destaque na mídia esta semana, a primeira remessa de trabalho foi entregue na UTI neonatal do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na oportunidade, a primeira-dama, Cristiani Brettos Goulart Balmann, a secretária de Assistência Social, Gabriela Ricken Warmling Moreira, e a voluntária Josiane Vandresen Heidemann, conheceram, na unidade de saúde, realidade de perto e a importância do trabalho social para a recuperação dos recém-nascidos. Os polvos são feitos de lã, com tentáculos em espiral, em diversas cores e tamanhos, e repousados ao lado dos bebês, transmitindo calma, proteção e amor. Parabéns pela iniciativa, e que o projeto possa se estender a mais voluntárias e contribuir com esses pequeninos que tanto precisam de apoio para sua recuperação.