segunda, 23 de setembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Panorama - Késsia Meurer

Educação ambiental na escola

Publicado em 01/07/2019 08h49

Educação ambiental na escola

As aulas de artes na Escola Municipal Professor José Boeing - Cantinho da Criança - são cada vez mais produtivas. Dando continuidade ao tema do projeto sobre o meio ambiente, a professora Halbertina utilizou imagens do artista Frans Krajcberg, que trabalha com a temática de preservação coletando troncos de árvores, galhos e outros resíduos deixados pelo desmatamento e pela ação devastadora do homem sobre a ecologia. Ele cria pinturas, esculturas e outras produções com materiais resultantes dessa coleta, criando muitas vezes enormes instalações com o intuito de fazer as pessoas refletir sobre o impacto devastador que podemos ter no ecossistema. Na escola, foi realizada atividade de desenho com areia e, em seguida, coleta de materiais pelos arredores da unidade de ensino, com o intuito de criar desenhos e/ou esculturas com base nas obras do artista. Na foto, alunos 3º ano durante a ação prática.   


Ouvidoria eletrônica

Aprefeitura de Santa Rosa de Lima já conta com serviço completo de Ouvidoria eletrônica, o E-Ouv, disponível no site www.santarosadelima.gov.br. O serviço E-Ouv foi estabelecido por meio do Decreto nº 31 de 2019, que regulamenta, no âmbito do município, a lei federal 13.460, de 2017. No endereço eletrônico da prefeitura, o cidadão pode acessar o serviço ao clicar no banner com o a logomarca ‘E-Ouv’. Por meio deste, é possível dar sugestões, solicitar serviços, registrar reclamações e fazer elogios a qualquer setor do poder Executivo municipal (Educação, Saúde, Obras, etc.). Também é possível fazer denúncias em caso de mal-uso de recursos públicos ou caso seja flagrado funcionário público em atitude ilegal. As denúncias podem ser identificadas ou anônimas. As manifestações são recebidas por servidor efetivo da prefeitura indicado para cuidar do E-Ouv. O servidor tem a responsabilidade de encaminhar as demandas específicas a cada setor, monitorar seu atendimento e dar respostas aos usuários em caso de necessidade.


Busca de recursos

A comitiva rio fortunense que passou a semana cumprindo agenda em Brasília (DF), retornou ao município com boas notícias! O prefeito Lindomar Ballmann, o secretário de Educação, Turismo, Cultura e Desporto, José Lembeck, e o secretário de Transportes e Obras, Romírio Schueroff, visitaram parlamentares, cadastraram pedidos de emendas e reivindicaram apoio para Rio Fortuna. 

Das emendas, duas no valor de R$ 100 mil tiveram aval positivo para liberação. Os principais pedidos foram voltados para as melhorias em infraestrutura. “Nosso principal objetivo foi solicitar apoio e destinação de recursos para a execução de pavimentações em direção ao interior do município. Agradecemos aos parlamentares pela receptividade e ficamos no aguardo da liberação deste suporte financeiro, essencial para tornar nossos projetos realidade”, avalia Ballmann. 

Na última quinta-feira, ao chegarem em Florianópolis, os representantes ainda participaram de importante audiência na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED), para tratar sobre o Cedup. 


Cobranças por melhorias

O prefeito Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, e o vice-prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen, participaram de uma audiência com líderes da região Sul, na Secretaria de Estado da Infraestrutura, na última semana, para apresentar reivindicações em prol de melhorias nas rodovias estaduais.

Neri apresentou dois pleitos importantes para Rio Fortuna: a recuperação da SC-108, trecho compreendido entre Rio Fortuna e Braço do Norte, além do pedido para confecção do projeto de asfalto na SC-436, que liga o município a São Martinho, na comunidade de Rio Gabiroba. Na audiência, os líderes também discutiram sobre a recuperação da SC-108, entre Santa Rosa de Lima e Anitápolis, especialmente no trecho de 23 quilômetros não pavimentado. O projeto de asfaltamento já existente tem custo elevado.

O deputado Volnei Weber, que acompanhou a reunião, apresentou uma alternativa de convênios diretos do Estado com os municípios para reduzir gastos. Esperamos que desta vez governo não fique apenas em promessas, pois do jeito que está, é um verdadeiro descaso com os catarinenses da Amurel.


Festa do Colono

Está a todo vapor os preparativos para a Festa do Colono, em Rio Fortuna. O evento ocorre em uma quinta-feira, dia 25, e contará com missa, baile, serviço de bar e cozinha, sorteio de brindes, entre outras atividades. Realizado por meio de parceria entre prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), a festa deste ano ocorrerá na comunidade de Rio Bravo Baixo, com entrada franca.  


Vacinação contra a raiva é obrigatória

Até 19 de setembro é o prazo para produtores de Rio Fortuna vacinar seus animais contra a raiva. A imunização é recomendada a todos os mamíferos da propriedade, sendo que os bovídeos e os equídeos são de caráter obrigatório. Após este prazo, a propriedade que não comprovar a vacinação será interditada. É importante apresentar a nota fiscal, no Cidasc. Também é preciso notificar imediatamente o escritório da Cidasc ou do Icasa se os animais apresentarem sinais de mordedura de morcegos, bem como informar a existência de abrigos desses animais que se alimentam de sangue. Dúvidas ou outras informações, entrar em contato com o escritório municipal da Cidasc: (48) 3651-1907.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.