Impactos do recadastramento imobiliário

Na próxima quinta-feira, Rio Fortuna promoverá uma importante reunião para prestar esclarecimentos acerca do recadastramento imobiliário realizado na cidade. Todos os moradores e proprietários de terrenos no perímetro urbano estão convidados a participar da ação, que ocorrerá a partir das 19 horas, no Centro de Pastoral São Marcos. O serviço executado pela empresa GeoSimples tem como objetivo atualizar o cadastro municipal, com ênfase nos dados tributários aplicados no cálculo do IPTU, a partir de fotointerpretação de imagens orbitais, aéreas e terrestres, GPS e entrevistas de campo, de forma a contribuir com a justiça fiscal. Com isso foi possível identificar aumento nos imóveis e/ou construções não declaradas à prefeitura.  É imprescindível a presença dos moradores nesta reunião, pois o sistema terá efeitos já a partir deste ano!

Aniversário de emancipação
Santa Rosa de Lima completa na sexta-feira, 57 anos de emancipação político-administrativa. Belos cenários de serra, boas opções ecoturísticas e fortes referenciais das culturas alemã e italiana são as características do município fundado em 10 de maio de 1962. Por algum tempo a cidade teve a menor população do Estado e talvez do país. Hoje, o município não é mais o menor. Nem em extensão. Tem sua economia baseada na agricultura e na pecuária praticada em pequenas propriedades, onde predominam o modelo familiar de produção, e no turismo rural e de aventura. A cultura é presente até os dias atuais, e, pode ser observada por meio dos traços marcantes das danças, costumes e comidas típicas herdados dos primeiros colonizadores. O nome de Santa Rosa de Lima surge, a partir da doação da imagem de Santa Rosa pelas famílias que construíram a primeira capela, em 1919, escolhida também, como padroeira da cidade. Por existir Santa Rosa no Rio Grande do Sul, acrescentaram ‘de Lima’, cidade natal da Santa. .

Aniversário de emancipação II
Destaque nacional na produção de alimentos orgânicos, Santa Rosa de Lima ostenta orgulhosamente o título de Capital Catarinense da Agroecologia. O reconhecimento é fruto do avançado projeto de agroecologia (produção agrícola sem uso de agrotóxicos) e o agroturismo que desenvolve e que já obteve reconhecimento internacional. São muitas as conquistas a comemorar! Para comemorar os 57 anos de emancipação político-administrativa, a prefeitura realiza um evento na sexta-feira, no Centro Comunitário.   A programação inicia às 9 horas, com missa, seguida da abertura oficial e homenagens às comunidades. Ao meio-dia será servido almoço, e a tarde segue com concurso literário, baile, corte do bolo de aniversário e apresentação da banda municipal. 

Fosfateira, não!

Durante a Assembleia Geral Ordinária do segundo bimestre do ano na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), os prefeitos dos municípios associados discutiram sobre a possível exploração de jazida mineral de fosfato, por meio de mina a céu aberto, e também instalação de indústria de ácido sulfúrico em Anitápolis, popularmente chamada de fosfateira. A principal preocupação é com os impactos ambientais imensuráveis a toda a região, e muito mais impactantes ainda em caso de rompimento de barragem como o que ocorreu em Minas Gerais, nas cidades de Mariana e Brumadinho. O advogado Eduardo Bastos contextualizou o momento jurídico em que se encontra a ação, onde há desistência do processo de licenciamento pelos empreendedores. Entretanto os prefeitos decidiram que seus procuradores jurídicos vão fazer recursos individuais buscando que a ação seja julgada em seu mérito, isso para evitar novo pedido dos empreendedores e nova tentativa de implantação da fosfateira. Decisão louvável, e os moradores aguardam que realmente os gestores se unam e proclamem sua decisão contra a instalação da fosfateira.  Quem tiver interesse em saber mais sobre as ações contra o empreendimento, pode acessar a página no instagram @projetoanitapolis.

Expofortuna 2019
De 1º a 4 de agosto ocorrerá a 10º edição da Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região – Expofortuna. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Rio Fortuna (Acirf), a exposição mostra o que há de melhor nos setores lácteo, moveleiro, construção civil e agronegócio. O evento será realizado no Centro Comunitário São Marcos, e diversas novidades são preparadas para este ano. Uma delas é a ampliação da programação do evento. Serão quatro dias de feira, integrando a mostra dos produtos e serviços, shows, simpósios, palestras, entre outros.  A feira é aberta, e podem expor tanto empresas quanto prestadores de serviços de Rio Fortuna e da região. As expectativas para este ano são as melhores possíveis, devido à grande procura pelos espaços. Interessados em reservar estandes para a feira, podem entrar em contato por meio dos números (48) 99167-4742 (Miriane)  e (48) 98834-4831 (Richard Wiggers).