Tríduo Pascal

A Páscoa, principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã,  emociona milhares de fiéis a cada celebração que trata a ressurreição de Jesus. Na Paróquia São Marcos, o Tríduo Pascal teve início na quinta-feira, com a celebração de Lava-Pés, e a Via Sacra. O trajeto da igreja Matriz até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes apresentou as 14 estações que representam as cenas da Paixão de Cristo. Na Sexta-feira Santa, a tradicional celebração da Paixão e Adoração à Cruz. À noite, momento destaque para a encenação da Paixão de Cristo. Os momentos finais de Cristo, da última ceia até a morte na cruz, foram rememorados pelo ministério teatral Agnvs Dei. A encenação apresentada no Centro Comunitário São Marcos contou com a participação de toda a comunidade.  Emocionante! No sábado, a Vigília Pascoal onde mais uma vez o ministério teatral Agnvs Dei apresentou seu talento representando a Ressureição. Ele vive!  E a chegada do domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.  Que a Páscoa tenha despertado em nossos corações a esperança de uma vida nova, para que com os ensinamentos de Jesus – o amor ao próximo, a caridade,  compaixão, verdade, alegria, gratidão, esperança e fé- lutemos por um mundo melhor!

Padroeiro São Marcos
Os fiéis de Rio Fortuna comemoram nesta quinta-feira o dia do padroeiro São Marcos. Para reverenciar o santo, a Paróquia São Marcos promove quatro dias de festividades, de 25 a 28 de abril, com uma programação repleta de atrações e novidades.   O evento terá início na quinta-feira, 25, feriado municipal, com procissão motorizada às 9 horas, saindo de Santa Rosa de Lima, Pinheiral e Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com benção dos carros na chegada. Às 10 horas ocorre a missa festiva presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm, e ao meio-dia grandioso almoço e tarde dançante com Musical Invasão.  Na sexta-feira, Especial Sertanejo com Murilo e Gustavo.  O final de semana segue com muitas atrações e esportes, como cavalgada, passeio de gaiola,  passeio ciclístico e moto trilha. Uma das novidades para este ano é o Show de Humor com Paulinho Mixaria, reservado para o domingo da festa, após o tradicional almoço.   Programe-se e participe! Durante a festa, serviço de bar e cozinha com tradicionais quitutes, como o pastel!

Reforma Ginásio
Está em andamento às obras de reforma no Ginásio Municipal Aloísio Willemann, em Rio Fortuna.  No local, é realizada a troca do telhado e pintura da quadra, com demarcações para a prática de diversos esportes. A revitalização já era um pedido de longa data por parte da comunidade e devido à grande necessidade, é executada com recursos próprios, embora haja um projeto cadastrado junto ao governo do Estado. As melhorias são realizadas pela Base Pré-Fabricados LTDA, vencedora da licitação, com investimento de aproximadamente R$120 mil. A previsão de duração da obra é de 30 dias.

Projetos premiados

Como destacamos nesta coluna na última semana, a equipe de Saúde de Santa Rosa de Lima foi destaque da 2ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS, ocorrida durante o 70º Congresso de Secretários Municipais de Saúde, em Piratuba, no Oeste catarinense, de 10 a 12 deste mês. Os Três trabalhos apresentados no evento foram classificados e agora representarão o município em nível nacional. Os projetos apresentados foram: ‘Integração da Saúde na Comunidade de Santa Rosa de Lima’, na modalidade Atenção Básica; ‘Regulação do Acesso à Saúde Bucal, na modalidade Regulação, e ‘Construção do Plano Municipal de Saúde’, na modalidade Planejamento do SUS. Em julho, serão apresentados também na mostra nacional Brasil Aqui tem SUS. O evento ocorrerá em julho.  Ao todo, 189 trabalhos de diversos municípios do Estado foram apresentados durante a Mostra. Atenção Básica, gestão do trabalho e educação na saúde, vigilância em saúde e planejamento local do SUS foram os temas mais comuns dentre as experiências exitosas. Parabéns a equipe!

Turismo em evidência

Em maio, Santa Rosa de Lima completa 57 anos de emancipação político-administrativa.  Uma cidade típica do interior, mas que tem buscado o desenvolvimento por meio do turismo sustentável. Na última semana, em parceria com a Unisul Tv, iniciou-se mais trabalho da administração municipal para destacar o Desenvolvimento econômico do município. O primeiro dia de registros contou com entrevistas especiais, e rendeu boas imagens.  Nas próximas semanas trarei mais detalhes sobre os trabalhos.

Conselho Tutelar
Em outubro ocorre a próxima eleição unificada para membros dos Conselhos Tutelares de todo o Brasil. A partir desta segunda-feira, a 24 de maio, interessados podem se inscrever para participar do processo de seleção e eleição em Rio Fortuna.  Serão abertas cinco vagas para a função pública de conselheiro tutelar, para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024. Esta é a segunda eleição unificada após publicação da Lei Federal nº 12.696/12,  que proporcionou uma série de modificações no Estatuto da Criança e do Adolescente. O edital completo está disponível na sede da prefeitura e afixado no mural da Câmara de Vereadores. Também pode ser acessado no site www.riofortuna.sc.gov.br na aba ‘transparência’.