Páscoa na pracinha

Páscoa na pracinha
Páscoa na pracinha

As crianças desfrutaram de uma tarde divertida, repleta de atividades na Praça Ludgero Carlos Loch, em Rio Fortuna. A ação Páscoa na Pracinha, preparada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de parceria com a prefeitura e Cerbranorte, pelo Programa Cooperjovem, promoveu atividades recreativas durante o sábado, desde passatempos, pintura facial, decoração de ovinhos, contação de histórias, exposição de coelhos e filhotes, cineminha com pipoca e brinquedos infláveis. A iniciativa foi elogiada e superaproveitada pelas crianças e papais. São pequenas atividades que fortalecem os laços familiares, proporcionam lazer para a comunidade e preparam para a data especial. Nota 10!

Obras inauguradas
Inauguradas oficialmente as cinco pontes de concreto armado, no interior de Rio Fortuna. As travessias substituem as pontes de madeira localizadas nas comunidades de Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu. A cerimônia de inauguração ocorreu na noite de sexta-feira, no Centro Comunitário de Rio dos Bugres. Após, houve churrasco. Durante a solenidade, destacou-se o convênio inicial firmado em 2010, na gestão do ex-prefeito Silvio Heidemann (em memória), onde seis das 11 pontes previstas foram executadas. Entretanto, devido a entraves burocráticos, o Executivo não pôde dar sequência ao projeto à época.
Agora, a obra está totalmente pronta para beneficiar a comunidade. Rani Junior, assessor da deputada federal Angela Amin, esteve no evento, e em nome da família destacou o apoio em prol do município. A família do ex-prefeito também foi aclamada na solenidade. Aproveitando a oportunidade, o prefeito apresentou os principais investimentos realizados em dois anos de gestão, além das futuras ações programadas para o município.

Pavimentação suspensa
As obras no terceiro trecho de pavimentação da rua Vendolino Vandresen, que dá acesso à comunidade de Rio do Meio, em Santa Rosa de Lima, foram suspensas após notificação da prefeitura à empresa BCL Empreendimentos, responsável pela pavimentação. O motivo é a constatação de que os trabalhos de contenção de aterro nas margens da pista não foram executados de acordo com a normas técnicas, causando erosão.
Empreiteira e prefeitura buscarão solução técnica adequada. As obras serão retomadas somente depois que todas as pendências em relação à contenção das margens da pista sejam resolvidas.

Encenação
Na próxima sexta-feira, a Paróquia São Marcos promove uma encenação especial sobre os Últimos passos de Jesus. A apresentação será no Centro Comunitário São Marcos, às 20h. O teatro é uma realização da comunidade local, com apoio do Ministério Teatral Agnvs Dei. Desde já, parabéns à equipe que se reúne periodicamente para realizar os ensaios. Programa-se e prestigie este espetáculo especial!

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, momento mais importante da Igreja Católica. A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus, montado em um jumento (símbolo da humildade), em Jerusalém. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo saudava aquele que veio em nome do Senhor, aclamando “Hosana ao Filho de Davi”. Na Paróquia São Marcos, a data foi lembrada com missa nas comunidades de Rio Bravo Baixo e Nova Fátima. Na Matriz, a Celebração de Ramos, presidida pelo diácono Simão dos Santos Ferreira, ocorreu na Gruta Nossa Senhora de Lourdes (foto), como é tradição no segundo domingo do mês. A procissão saiu do pátio do Posto Ricken, subindo em direção à gruta. O diácono ainda presidiu a celebração da Palavra na comunidade de Pinheiral.

Congresso
Equipes de Saúde de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna participaram da Mostra Catarinense Aqui Tem SUS, durante o congresso de secretários nos dias, na semana passada, em Piratuba. A Capital da Agroecologia apresentou três trabalhos: Integração da Saúde na Comunidade em Santa Rosa de Lima, na modalidade Atenção Básica; Regulação do acesso da Saúde Bucal: do acolhimento à especialidade, modalidade Regulação; A construção do Plano Municipal de Saúde, modalidade Planejamento do SUS. Estes foram aprovados para a etapa nacional, “Mostra Brasil Aqui tem SUS”, no mês de julho, em Brasília (DF). Parabéns a toda equipe e à gestão municipal pelo apoio nas ações em saúde!