Treinamento para produtores

Emissores de maior volume de notas fiscais e funcionários da prefeitura de Santa Rosa de Lima participaram de um treinamento sobre a emissão de nota eletrônica de produtor rural na última sexta-feira. O encontro foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural, com o objetivo de facilitar e agilizar o atendimento na Secretaria de Agricultura por meio de um dos serviços que já é disponibilizado pela prefeitura a todos produtores que tiverem interesse: a emissão de nota do produtor eletrônica.   As atividades foram realizadas pela manhã e à tarde, no Centro de Geração de Renda. 

Inauguração
Cinco pontes de concreto armado em Rio Fortuna serão oficialmente inauguradas  na próxima sexta-feira, em Rio Fortuna. O ato será realizado no Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, em Rio dos Bugres, às 19h30 e contará com a presença das autoridades e população local. A preocupação da administração desde o primeiro momento é com a funcionalidade das obras. Ou seja, realizar a inauguração quando a obra realmente está possibilitada de entrar em funcionamento imediato. A liberação das pontes para o tráfego ocorreu há pelo menos dois meses e já beneficia a população.  As pontes de concreto substituem as pontes de madeira localizadas nas comunidades de Rio dos Bugres (foto), Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu.

Dia Mundial da Saúde
Ontem, comemorou-se o Dia Mundial Da Saúde. Este ano com o tema escolhido ‘imunização e vacinação’, um alerta para reforçar a importância deste ato para evitar a volta de doenças já erradicadas no mundo. O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e  tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre como: a preservação da saúde é fundamental na qualidade de vida. É importante lembrar que estar saudável não significa apenas não estar doente. Envolve, acima de tudo, estar com um bem-estar físico, mental e social.

Aprimoramento do Turismo
O Turismo de Santa Rosa de Lima esteve representado na capacitação sobre “Formação e Fortalecimento das Instâncias de Governança das Regiões Turísticas do Estado de Santa Catarina”, realizadas por meio de um convênio com o Ministério do Turismo. O encontro na região turística Encantos do Sul ocorreu em Cocal do Sul, renovando parcerias, integração e inovação no turismo da região.  Até junho serão promovidas por uma empresa contratada 24 reuniões itinerantes, duas em cada uma das 12 regiões turísticas do Estado, com a proposta de elaboração da primeira parte do Plano Estratégico Regional, visando o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina.

Inscrições para Stammtisch
É intensa a procura pelas barracas da segunda edição do Stammtisch, em Rio Fortuna.  O evento ocorre dia 25 de maio, na Praça Pedro Warmling (em frente à Igreja Matriz) com apresentação da Banda Humanação. Serão disponibilizadas 27 barracas para os grupos interessados. Para ocuparem barracas com exclusividade, os grupos deverão solicitar sua inscrição pessoalmente junto à Secretaria Municipal de Administração, na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Sete de Setembro), até 14 de maio. No entanto, com a grande procura resta apenas algumas unidades disponíveis. De origem brasileira, mas com aspectos da cultura típica alemã, o Stammtisch é um encontro de amigos e grupos unidos por motivos comuns, atividade ou profissão. O evento é marcado pela união, festa, alegria e confraria entre os participantes. 

Direitos e deveres
Todo cidadão tem seus direitos e deveres.  É preciso conhecer os direitos que são garantidos para poder fiscalizar o cumprimento deles e cobrar que sejam prioridade nos governos, mas ao mesmo tempo é preciso saber quais são os seus deveres para contribuir com desenvolvimento do local onde mora e com o bem comum. É mais fácil cobrar do que cada um fazer sua parte não, é? É mais fácil cobrar limpeza pública, em vez de se preocupar em descartar o lixo no local correto, por exemplo, ou realizar a limpeza e manutenção de terrenos que estão em situação de abandono. Desejar uma cidade limpa, bonita, envolve ações tanto do poder público quanto do cidadão. O munícipe tem o dever de cuidar e zelar pelo seu patrimônio. Manter terrenos limpos e protegidos é uma forma de não se tornar um potencial local de despejo de entulhos, favorecimento de criminalidade, e até foco de disseminação de parasitas e doenças, colocando em risco toda a vizinhança e a sociedade local. Faça sua parte. Contribua com o meio ambiente!