Decoração de Páscoa

A ornamentação de Páscoa tornou-se o centro das atenções em Rio Fortuna e já ganha olhares das crianças e papais que aproveitam a oportunidade para registrar fotos. Praças e alguns pontos estratégicos, como a rótula no Centro da cidade e o canteiro central da Avenida Sete de Setembro, receberam uma decoração especial para celebrar os encantos e a magia da Páscoa.  Dezenas de coelhinhos foram distribuídas pela cidade, bem como coelhos gigantes de todas as cores e estilos, ovos e cenouras.   Nos dois canteiros centrais, ao lado da rótula na Avenida, está um dos principais símbolos da Páscoa, a Osterbaum, ou seja, a Árvore da Vida.  Além de deixar a cidade atrativa, a intenção é que os moradores se sintam tocados por este momento de refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres. 

Conferência Municipal de Saúde

Diretrizes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública foram discutidas na 6º Conferência Municipal de Saúde de Rio Fortuna, realizada na última quarta-feira. O evento contou com a presença da ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, e coordenadora da 8ª Conferência Estadual, Cléia Aparecida Clemente Giosole, que palestrou sobre o tema central “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Com a participação da sociedade civil e representantes do governo, as conferências têm como objetivo analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos municípios, dos estados e da União e elaborar um relatório final que será encaminhado para deliberação na etapa estadual. Todo esse processo culminará na etapa nacional, que acontecerá em Brasília, com a presença de delegados e delegadas democraticamente eleitos nas etapas anteriores.

Inauguração de obras

Será no dia 12 de abril (sexta-feira) a inauguração das obras de construção de cinco pontes de concreto armado em Rio Fortuna. O ato será realizado no Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, em Rio dos Bugres, às 19h30, e contará com a presença das autoridades e população local. A obra foi executada através de um convênio firmado entre o Município e a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional, e teve investimento total de mais de R$ 300 mil. As pontes de concreto substituem as pontes de madeira localizadas nas comunidades de Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu.

Assistência Técnica

Os produtores de leite de Santa Rosa de Lima passarão a contar com assistência técnica gratuita, de até quatro horas semanais, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento da produção de leite no município.  Através de um projeto em parceira entre prefeitura de Santa Rosa de Lima, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e empresas de laticínios, durante dois anos, um total de 30 propriedades serão selecionadas para receberem a assistência. Para o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Luiz Schmidt, a ação vai contribuir muito para tornar leite mais competitivo e atender as demandas junto à empresas de laticínios.

Trabalhos manuais

Os trabalhos manuais desenvolvidos pelos alunos da Apae de Rio Fortuna já são tradicionais no município. Para a Páscoa, a equipe se dedica à produção de toalhas que são comercializadas com o objetivo de angariar fundos para à entidade. As oficias são um ótimo instrumento de trabalho, pois além de estimular o desenvolvimento de várias habilidades, promove a integração entre os alunos atendidos na entidade.  Destacamos também a solidariedade e o espírito fraterno da comunidade que abraça a causa e adquire os trabalhos dos alunos. Além de confeccionar produtos em datas especiais, os alunos ainda participam da produção de tapetes, e demais ornamentos. Interessados em adquirir as peças e contribuir com a Apae, podem fazer pedidos.