Professores preparados

Para iniciar o ano letivo de 2019, professores e demais funcionários das redes municipal e estadual de ensino de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna participaram na última semana de uma atividade especial. Na Capital da Agroecologia, a atividade contou com palestra da psicóloga Desirre de Souza Freccia sobre inteligência emocional. Também ocorreram capacitações e planejamento, preparando melhor os docentes para o reinício das aulas, nesta segunda-feira. Já em Rio Fortuna, foram quatro dias de um curso de Formação Continuada, com temáticas direcionadas para o contexto do ensino fundamental e infantil. O curso, direcionado a rede municipal de ensino, propôs uma adequação do currículo da escola à nova Base Nacional Comum Curricular. A segunda-feira está reservada para o planejamento das aulas e os alunos retornam às escolas somente na terça-feira, 12.

Melhorias nas escolas
Estudar em um ambiente atrativo e aconchegante é o sonho de muitas crianças. Além de tornar a recreação mais divertida, influencia diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem. Para isso, a secretaria de Educação de Rio Fortuna investiu em melhorias, em suas escolas municipais, tendo como principal novidade a construção de um acesso coberto à Escola Municipal Professor José Boeing. A unidade também passa por uma repaginada na área interna, como a construção de um espaço deck para momentos de leitura e uma pista de trânsito, que será utilizada para brincadeiras e para conscientizar as crianças sobre os cuidados e regras.  Já o CEI Analíria Willemann de Freitas ganhou um telhado para a caixa de areia, espaço utilizado para os momentos de recreação das crianças. Parabéns a equipe que se dedicou às melhorias através da parceria entre Associação de Pais e Professores (APP), voluntários e funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
As comemorações dos 75 anos, de fundação da Gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, em Rio Fortuna, iniciaram nesta final de semana. Fiéis reuniram-se ontem, para acompanhar a missa festiva presidida pelo pároco, padre Marcelo Wiggers Buss, e concelebrada pelo diácono Simão dos Santos Ferreira. A Igreja recorda as aparições de Nossa Senhora em Lourdes (França) hoje, quando novamente a comunidade se reúne, na Gruta, para a oração do terço, seguido pelo rito de unção dos enfermos. O sacramento é concedido às pessoas que estão doentes e aos fiéis com mais de 60 anos. Nossa Senhora de Lourdes é padroeira mundial dos doentes.

Cerbranorte
É aguardada com muita expectativa a eleição para eleger a nova diretoria da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte), marcada para o próximo sábado. Os associados em dia com suas obrigações estatutárias poderão votar em um dos dois locais de votação, das 9 às 17 horas.  Em Braço do Norte será na escola Antônio Rohden (Educandário), na Avenida Getúlio Vargas e em Rio Fortuna, na própria sede da cooperativa, na Avenida Sete de Setembro. A Chapa 1 é encabeçada por Manoel da Silva (Nelo), Antônio da Silva (Toninho), para a Distribuição, e  José Eduardo Cláudio (Dado), e Wolnei Schueroff (Duda) para a Geração.  Já a Chapa 2 é encabeçada por Maycon ‘do posto’ e Roberto Kindermann, para a Distribuição e Valneide ‘da gráfica’ e Carlito, para a Geração.

Entretanto, no dia anterior, sexta-feira, ocorrem as duas Assembleias Gerais Ordinárias. Serão realizadas no dia 15, no Salão Paroquial de Braço do Norte.  Entre os assuntos a serem discutidos está a prestação de contas do exercício de 2018, eleição e posse dos componentes do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e   representantes junto a Fecoerusc, fixação de Pró-labore ao Presidente, Vice-presidente e Plano de Investimentos para o exercício de 2019.

Recuperação de rodovias
Os danos causados às rodovias da região, em virtude de fortes chuvas mobilizou o Governo do Estado. O governador Carlos Moisés esteve em reunião com os  prefeitos de Rio Fortuna e Grão-Pará, Lindomar Ballmann e Marcio Borba Blasius, para avaliar a situação e tomar medidas emergenciais. Na ocasião, Ballmann pediu o apoio financeiro ao Estado para a recuperação dos danos no interior do município, e celeridade no processo que decreta situação de emergência em Rio Fortuna. A prioridade é reconstruir as pontes danificadas, especialmente na divisa do município com Grão-Pará.  O governador ainda anunciou parceria para recuperação da SC-370, na localidade de Rio Pequeno, a qual já foi concretizada para atender de forma provisória a passagem de veículos, principalmente caminhões pesados.  O trânsito está normalizado e espera-se agilidade para a recuperação total do local. Estima-se a necessidade a construção de galerias no local com investimento de aproximadamente R$ 170 mil. 

Audiência Pública
A população de Rio Fortuna está convidada a participar de Audiência Pública, nesta quarta-feira, para discutir assuntos de ordem financeira. A audiência ocorrerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9 horas, e tem como pauta a avaliação e demonstração do cumprimento de metas fiscais do terceiro quadrimestre do exercício de 2018 e tratativas sobre elaboração e encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício de 2020. Participe!