Encerramento idosos

Encerramento idosos
Encerramento idosos

Os idosos participaram do encontro de encerramento do ano do Grupo da Terceira Idade. A missa abriu a programação às 10h30m, e em seguida, eles foram recepcionados no Centro Comunitário São Marcos, para o almoço festivo. As atividades seguiram a tarde com o tradicional baile e café. Houve apresentações e cada um ganhou uma lembrança especial.  O evento é organizado pela Associação da 3º Idade e Assistência Social, e contou com a presença de vereadores, secretários e diretores da atual administração municipal. Importante atividade exercida com o grupo, uma oportunidade de lazer para o público da terceira idade. Investir em lazer significa proporcionar uma melhor qualidade de vida. Resultado disso está nos números:  Rio Fortuna está entre as 50 melhores cidades para se viver no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013. Na escala do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que vai de zero a um, a cidade alcançou o índice de 0,806. Também demonstra índice de longevidade é de 75,8 anos.  Eis o segredo da vida longa…

Conselho tutelar
Estão abertas as inscrições para a Escolha Suplementar de Conselheiro Tutelar, em Rio Fortuna. Interessados têm até o próximo dia 19 para se inscrever. A eleição, realizada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ocorre somente no 3 de fevereiro do ano que vem. Será aberta uma vaga para titular e cinco para suplentes. O candidato mais votado assumirá, efetivamente, o cargo de conselheiro tutelar, com mandato até 9 de janeiro de 2020. Os demais candidatos serão considerados suplentes e devem seguir a ordem decrescente de votação.  Para concorrer, é preciso comprovar no ato da inscrição, idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município nos últimos 12 meses e  ainda, a conclusão do ensino médio. As inscrições podem ser feitas na prefeitura, das 7h30 às 12h30 durante a semana.

Ponte ganhas vigas de concreto
Está em andamento o processo de colocação das vigas na ponte de concreto armado localizada na comunidade de Rio dos Bugres. A empresa Base Pré-Fabricados, vencedora da licitação retomou os trabalhos no local nos últimos dias e se dedica as etapas finais da obra. A ponte dá acesso a Santa Rosa de Lima e substitui a antiga estrutura de madeira. A previsão é concluir os trabalhos no decorrer da semana, porém, até a liberação da ponte, os motoristas devem evitar o tráfego no local, desta forma, utilizando rotas alternativas. Esta é uma das cinco pontes de concreto armado que serão executadas em Rio Fortuna por meio de um convênio firmado com a união por intermédio do Ministério da Integração Nacional.  

Oftalmologia para a comunidade
Mais um serviço na área da saúde está disponível à população de Santa Rosa de Lima.  A prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e Associação Olhar Pelo Próximo firmaram uma parceria para atendimento em oftalmologia. Na última terça-feira, uma equipe da entidade, entre médico oftalmologista e técnicos da área realizaram um mutirão de exames. Entre eles, de acuidade visual, refração, fundoscopia e medição da pressão intraocular. A Associação Olhar pelo Próximo (AOPP) tem sede em Goiânia e atua para oferecer atendimento oftalmológico gratuitos ou a baixos custos. Tem atuado em várias cidades do Brasil por meio de parcerias com as prefeituras. No caso de Santa Rosa de Lima, a entidade cedeu profissionais, equipamentos e material para exames e custos com pessoal. Ao Poder Executivo coube assegurar o transporte e a hospedagem das equipes. Parabéns pela iniciativa!

Noite de campo
Com o objetivo de capacitar os agricultores, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Epagri, Cooperalfa e Secretaria Municipal de Rio Fortuna realizam no  dia 9 do próximo mês, a 1º Noite de Campo. A ação ocorrerá na propriedade de Lourivaldo Bloemer, na comunidade de Rio Otília, a partir das 19h. Está programada as palestras: ‘Irrigação’, pelo engenheiro agrônomo José Cerilo Calegaro; e ‘Qualidade da silagem’, pelo representante da Nutron, Renan Baggio.   O evento é gratuito e terá chopp e porco na giratória para os participantes.  Interessados devem confirmar presença até dia 8 de janeiro, pelos números: 3653- 1847 (Secretaria de Agricultura) ou 9 91670982 (Lourivaldo Bloemer).

Apresentação no Castelo
A Banda Municipal de Rio Fortuna e o Coral Infanto-Juvenil Som do Coração irão participar de um Concerto de Natal, no Castelo Belvedere, em Treze de Maio.  O evento será no próximo domingo. A programação inicia às 15h,  com a tradicional Missa Tridentina (III domingo do Advento), e após ocorrem as apresentações no Jardim do Castelo. Com certeza será um evento espetacular. Se programem, participem!   Será emocionante com certeza.    

Marcos Vandresen
Primeiro prefeito eleito de Rio Fortuna, Marcos Vandresen (31/01/1959 a 31/01/1964), visita as prefeituras da região para apresentar obras de sua autoria, onde escreveu sobre a sua trajetória na política e sua atuação social. Ele realiza a doação do volume I e um do volume II da obra ‘Rio Fortuna construindo sua história’,  um exemplar da obra ‘Rio Fortuna cresceu e trouxe conforto à nova geração’ e também um exemplar da obra ‘Administração Municipal – Prioridade para o ser humano. Uma nova visão’. Entre as inúmeras ações que marcaram a gestão de Marcos Wandresen, duas tem grande relevância: o primeiro Plano Diretor e o Plano Rodoviário Municipal.  No foto, visita ao município vizinho, Santa Rosa de Lima, onde estava acompanhado do atual vice-prefeito, Neri Vandresen.  Ambos foram recepcionados pelo prefeito Salésio Wiemes.