Leitão de Ouro

O casal riofortunense Volnei e Marivone Exterkoetter, destaque e campeão na região Braço do Norte no segmento da suinocultura, conquistou o reconhecimento ‘Leitão de Ouro’ da Cooperalfa. Os produtores integram um seleto grupo de associados da Cooperalfa que produzem leitões e estão no topo dos resultados registrados em 2017. O reconhecimento com o título Leitão de Ouro ocorreu durante uma noite de homenagens, em Chapecó, no início do mês.  O projeto visa a elevação dos índices técnicos e a elevação da produtividade em suínos. Também premia os integrados com os melhores índices técnicos na produção de leitões. Na propriedade do casal, a produção é em torno de 250 leitões por semana e /ou 1000 leitões por mês. Possui 450 matrizes, sendo que 400 produzindo. Além da agricultura, Volnei e Marivone encontram tempo para se dedicar aos serviços voluntários na Pastoral e ainda, Volnei é presidente do hospital em Rio Fortuna. Parabéns pela dedicação. O reconhecimento realmente vem! 

Distribuição de roupas  
As roupas doadas pela população durante as Campanhas do Agasalho serão distribuídas na próxima semana, em Rio Fortuna. O público interessado em adquirir as peças pode comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social, entre hoje e amanhã, das 8 às 12 horas.  Peças de inverno, verão, roupas masculina, feminina e infantil estão à disposição. A seleção das roupas contempla inicialmente o público prioritário, ou seja, as pessoas em vulnerabilidade social, entretanto, será estendida à sociedade em geral.   Não haverá um número máximo de peças por família, no entanto, a orientação passada pela coordenação é que as pessoas só levem o que realmente forem utilizar. Outras informações: (48) 3653-1954   

Pavimentação 

A empresa BCL Empreendimentos LDTA está autorizada a iniciar as obras de pavimentação das ruas Elizeu Buss e Huberto Henrique Willemann, em Rio Fortuna. A entrega da ordem ocorreu na última quinta-feira, com a presença dos moradores. Após a assinatura do documento, o administrador da BCL, João Alberto Librelato, destacou que a previsão é iniciar os trabalhos nesta semana, se as condições climáticas forem favoráveis. A meta da equipe é executar a locação da obra na segunda-feira, e no dia seguinte iniciar com o maquinário. Os investimentos são de aproximadamente R$215 mil, fruto de uma emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá (PSBD).    

Agroecologia em pauta
  
Atividades relacionadas à Educação Ambiental marcaram a 1ª Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima. A ação contou com visita a propriedades, orientações sobre o uso das plantas medicinais, palestra sobre as potencialidades da fruticultura para a produção e processamento de frutas, Festival da Araponga, de Santa Rosa de Lima, saídas de campo e atividades ao ar livre. O destaque se concentra na realização do Seminário Catarinense de Meliponicultura, cujo objetivo foi apresentar aos participantes como aprimorar as técnicas conservacionistas da abelha sem ferrão e discutir as dificuldades enfrentadas pelo produtor em relação a comercialização e profissionalização da atividade no sul do país, bem como os caminhos a serem seguidos para o enfrentamento das dificuldades do setor.    Parabéns a administração, especialmente à Secretaria Municipal de Educação e Desporto que mobilizou à Semana da Agroecologia, indiscutivelmente produtiva para a promoção do desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar do município.

Vaga para Conselheiro Tutelar
O Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, lança neste ano, a segunda escolha suplementar de Conselheiro Tutelar em Rio Fortuna. A medida é necessária visto que o órgão não dispõe de mais nenhum conselheiro suplente, bem como o pedido de afastamento do conselheiro titular. Será aberta uma vaga para titular e cinco para suplentes. O registro das candidaturas pode ser feito até dia 19 do próximo mês, na sede da prefeitura. Para concorrer, é preciso comprovar, no ato da inscrição, idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município nos últimos 12 meses e conclusão do ensino médio.  As demais informações estão disponíveis no Edital que está no site www.riofortuna.sc.gov.br.

Missões populares   

O Instituto Coração de Jesus recebeu os missionários da Paróquia São Marcos no final de semana passada para mais uma preparação para as ‘Santas Missões Populares’.  Após três encontros de formação, os leigos participaram do primeiro retiro espiritual.  Com o tema ‘Somos chamados’, os participantes refletiram sobre a necessidade da oração, o encontro pessoal de cada um com Cristo e a forma como vivem o seu amor por ‘Ele’. O encontro foi assessorado pelo padre Rodrigo Silva, coordenador diocesano das Santas Missões Populares, e encerrado com a celebração da Santa Missa. As Missões Populares serão realizadas no segundo semstre do ano que vem.. Entre agosto e outubro.

“Picnic de Lideranças”
Destaque em eventos para integrar os membros do Leo Clube, o grupo de Rio Fortuna, junto com o gabinete do Distrito Leo LD-9, organiza o Picnic de Lideranças. Será um evento com varias atividades focadas na troca de conhecimentos e experiências entre os companheiros LEO. A ação ocorrerá no próximo domingo, às 15 horas, SER Roberto Roecker. A orientação é para que cada  participante leve alimentos para o picnic.