segunda, 17 de junho de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Panorama - Késsia Meurer

Incentivo à Agroecologia

Publicado em 19/11/2018 00h10

A partir de hoje, até o próximo domingo, ocorre a primeira edição da ‘Semana de Incentivo à Agroecologia de Santa Rosa de Lima’. Serão sete de dias de atividades, com palestras e ações com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o incremento da renda do agricultor familiar. O evento, promovido pela prefeitura de Santa Rosa de Lima, com apoio de entidades ligadas ao agroturismo e à agroecologia, foi institucionalizado em outubro do ano passado, quando o município sediou a oitava edição do Seminário Estadual de Agroecologia. Na ocasião, diante do público do evento, o prefeito Salésio Wiemes sancionou a lei que cria a Semana comemorativa. Com a proposta, cada setor da prefeitura contribui com uma ação voltada à sua área. A Secretaria de Educação, por exemplo, promoverá atividades junto aos alunos do município com foco na Educação Ambiental. Na Saúde, será abordada a utilização de plantas medicinais em tratamentos de doenças. Parabéns pela iniciativa!

Agronegócio em pauta
Jovens agricultores da Amurel participaram, no início do mês, do 1º Encontro Regional de Troca de Experiências com Jovens rurais de Tubarão. Um momento de formação, integração e troca de experiências onde debateu-se os desafios do agronegócio e as perspectivas para o futuro. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto com a Epagri, ocorreu no Centro de Pastoral São Marcos, em Rio Fortuna. A programação iniciou logo de manhã, com a palestra “O Jovem na Atual Conjuntura”, ministrada pela gerente técnica da Epagri, Edilene Steinwandter. Os participantes também confeccionaram uma carta aberta ao novo governador. O dia ainda contou com almoço, atividades artístico-culturais, encerrando com um belo coquetel. Nota 10!

Censo Agro
Interessante e fundamental as discussões em torno do agronegócio. Em Santa Catarina, segundo as informações constantes no Censo Agro 2017, confirma-se que apesar da ascensão da atividade, e há uma grande redução da mão de obra, e uma predominância maior de agricultores mais velhos. Segundo os dados do Censo, houve diminuição de 40,71% dos produtores com menos de 45 anos (44.141) e aumento de 26,63% nos com mais de 55 anos (83.225). Em Rio Fortuna, por exemplo, o Censo Agro mostra que nos estabelecimentos agropecuários há 43 produtores com idade menor que 30 anos. Com idade de 30 a 60 anos são 498, e 189 agricultores acima dos 60 anos. No campo, os homens lideram. São 672, contra 58 da força feminina. Um dado positivo é o crescimento das comunicações nas regiões rurais catarinenses. Conforme o IBGE, o meio rural catarinense está entre os cinco mais conectados entre os Estados brasileiros.

Matrículas novas 
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Rio Fortuna comunica aos pais e/ou responsáveis, que o período para as matrículas novas na Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019, inicia hoje e prossegue até 19 de dezembro. Os mesmos deverão comparecer munidos de comprovante de residência, Certidão de Nascimento, Identidade e CPF da criança, na Secretaria, na avenida Sete de Setembro, 1677, anexo ao Ginásio Municipal Aloísio Willemann. A matrícula é obrigatória para crianças na Pré-Escola com 4 anos completos até 31 de março do corrente ano e, com 6 anos completos até dia 31 de março para o 1º ano do Ensino Fundamental.   Também, nesse período, estarão abertas as matrículas para crianças de 0 a 3 anos, para o Centro de Educação Infantil Analíria Willemann de Freitas. Para quem já frequenta as unidades, a matrícula será automática.

Mutirão de cirurgias
Prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, acompanhou o acolhimento dos pacientes do município que participaram do Mutirão de Catarata do Projeto Ver, do governo do Estado. Os procedimentos foram realizados no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte. A campanha, realizada em parceria entre o HST, a Secretaria de Estado da Saúde, a Amurel e os municípios, culminou em 783 cirurgias em 1,5 mil pacientes dos 18 municípios da Amurel. “Parabéns a todos os envolvidos nessa parceria. Essa é mais uma ação em prol da população do nosso município e da região”, publicou o prefeito em sua rede social.

Prêmio Nacional de Turismo 
Thaise Guzzatti, cofundadora da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, foi indicada e é uma das finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2018, na categoria Organizações Não Governamentais. Thaise é assessora técnica e professora de educação do campo na Universidade Federal de Santa Catarina. Após vasta experiência com a agricultura familiar quando jovem, decidiu dedicar a vida profissional para melhorar as condições de trabalho dos pequenos agricultores por meio do agroturismo. Nos últimos dois anos, dedicou parte importante do seu empenho com a Acolhida para um novo desafio. Foi criado um circuito de agroturismo na maior metrópole do país: São Paulo, por possuir um distrito ainda considerado rural, Paraleiros, área produtora de água, responsável pelo abastecimento de cerca de 30% da Região Metropolitana, contando com extensas áreas de vegetação nativa e de produção agrícola.
Para votar, basta acessar o site  http://www.turismo.gov.br e clicar no banner “Prêmio Nacional do Turismo - Vote aqui”. O prêmio tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e casos de sucesso do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. O seu voto para Thaise é importantíssimo para o reconhecimento da Acolhida na Colônia, incentivando, dessa forma, o projeto com mais municípios e mais propriedades.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.