segunda, 17 de junho de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Panorama - Késsia Meurer

Intercâmbio

Publicado em 05/11/2018 00h10

O projeto de intercâmbio solidário entre Brasil e França tem ampliado bastante o conhecimento entre os envolvidos. Neste fim de semana, uma comitiva de estudantes franceses participou de uma atividade cultural na Pousada Doce Encanto, em Santa Rosa de Lima. Na oportunidade foi exibido o filme “4 estações”, que tem como protagonista o adolescente Luiz Roberto, filho de Valnério Assing e Leda Maria Oenning Assing, proprietários da pousada. O grupo de dança alemã Gemüsefest Volkstanzgrupp, coordenado pelo professor Edson Baumann, também esteve presente e fez uma bela apresentação. O intercâmbio entre Brasil e França é promovido por meio do Centro de Formação em Agroecologia Jean Yves Griot (Encostas da Serra Geral) em parceria com a Aprodesi de Santo Antonio da Patrulha (RS) e a Associação Soley (França), juntamente com o Liceu Agrícola de Laval. São 11 franceses, entre jovens estudantes e professores em Santa Rosa de Lima, onde conhecem empreendimentos, como as pousadas, principais pontos turísticos, além de receber informações acerca da produção de alimentos orgânicos. 

Clube de Mães
Mais de 150 mulheres participaram de uma tarde divertida de domingo, em Rio Fortuna. Reunidas para o encerramento do Clube de Mães, foram “presenteadas” com uma palestra de autoestima, cuja reflexão foi conduzida pelo padre Pedro Goulart Alves, o padre Pedrinho; dinâmicas com a humorista Hermídia Dores dos Prazeres, sorteio de brindes e café. No município existem 37 clubes, cujo objetivo é promover a integração entre as mulheres, oportunizando o lazer para as participantes. Elas se dedicam as mais variadas atividades, desde pintura, crochês, entre outros.  Parabéns pelo encontro!

Potencial turístico
Para completar as visitas com o intuito de conhecer a realidade do programa “Acolhida da Colônia”, cerca de 16 agricultores de Rio Fortuna deslocaram-se até Urubici, na serra catarinense, onde conheceram as propriedades que investem no turismo rural. Em maio, o grupo já havia visitado os empreendimentos de Santa Rosa de Lima. Nas duas viagens, organizadas pela administração municipal, o grupo teve a oportunidade de conhecer a realidade destes empreendimentos, ver como realmente funciona o projeto da Acolhida e buscar inspiração para a instalação de futuros negócios. O próximo passo é reunir um grupo de interessados para que seja firmado um acordo ou parceria junto à Acolhida ou Epagri, a fim de receber suporte técnico e orientações. A intenção é fomentar a agricultura familiar e o agroturismo ecológico.

Autismo
As palestras de prevenção à saúde, realizadas no mês passado, ainda surtem muitos comentários positivos em Rio Fortuna. Além de repassar informações importantes, os eventos tiveram cunho solidário, com arrecadação de alimentos para entidades do município. Um exemplo foi a palestra. “Gatilhos de Superação”, com Marcos Petry, onde abordou-se o tema autismo. A iniciativa de uma mãe riofortunense ganhou dimensão e com ajuda de parceiros tornou-se realidade. Nos últimos dias, os alimentos arrecadados foram destinados à Apae, escolha justa, pois a mesma disponibiliza alguns dos atendimentos que a criança autista necessita. Além de autismo, a instituição também recebe alunos com síndrome de down, deficiência intelectual, entre outros. “Mesmo que a palavra ‘obrigado’ signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto atencioso foi importante”, declarou a mãe nas redes socais. Parabéns pela iniciativa, a todos que colaboraram e à Apae pelo exemplar trabalho dedicado às pessoas com necessidades especiais. É gratificante ver este reconhecimento!

Retiro paroquial

Os meses de agosto, setembro e foram marcados com a primeira etapa de formação dos missionários e missionárias. Mais do que conhecer, portanto, a realidade que nos circunda e o modo como agir, é importante rezar também as Santas Missões. Por isso, neste mês, haverá a primeira oportunidade de experiência de oração. Marque na sua agenda: 17 de novembro, no Instituto Coração de Jesus, na Represa, em Braço do Norte. O encontro será das 13 às 17h. 

Finados 

Católicos reuniram-se na última sexta-feira, para rezar pelos fiéis finados. A oração pelos mortos é uma antiga tradição da igreja. Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. Desde o século 13, o dia dos fiéis defuntos é lembrado em 2 de novembro, já que no dia 1º comemora-se a solenidade de todos os santos. Na Paróquia São Marcos, as celebrações ocorreram no Cemitério Municipal de Rio Fortuna (foto), na Nova Fátima, no Rio dos Bugres, no Rio Bravo Baixo, no Rio Bravo Alto e em São Maurício. No Rio Amélia e no Pinheiral foram antecipadas para a última quinta-feira.  


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.