Enfrentamento de violências

É na manhã de hoje que ocorre a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Fortuna, cujo como tema central é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O evento será no Centro de Pastoral São Marcos e tem objetivo de mobilizar a construção de propostas voltadas à afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade. A partir do tema estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), serão discutidos cinco eixos, onde o poder público e a sociedade civil terão a oportunidade de elaborar propostas e ações, além de apontar os desafios a serem enfrentados.  A Conferência Municipal é aberta ao público e todos os interessados na temática podem participar.  

Inscrições para ACTs

A partir de hoje até o próximo dia 20, estão abertas as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de professores para atuar na rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2019, em Rio Fortuna. As inscrições deverão ser feitas online, por meio do sistema de Concursos Unibave. As vagas serão para os cargos de professor de educação infantil, professor de anos iniciais, professor de inglês, professor de educação física, de artes, de educação especial e coordenador de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo seletivo ocorrerá em duas etapas consistentes. A primeira será uma prova escrita de caráter eliminatório, que ocorrerá no dia 2 de dezembro, na Escola Municipal Professor José Boeing; e a segunda etapa será uma prova de título de caráter classificatório. O edital com informações como perfil dos candidatos, documentação necessária, etapas, prazos, entre outros detalhes está disponível para consulta no site da prefeitura: www.riofortuna.sc.gov.br e no Sistema Unibave http://concursos.unibave.net.

Noite Cultural

Espetacular a 4º Noite Cultural Cooperativa promovida pela Cresol Rio Fortuna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na sexta-feira, cuja proposta foi levar ao público apresentações culturais, de dança e teatro com temas voltados aos valores morais, como respeito e cooperação. O projeto envolve alunos de 3 a 11 anos da rede municipal de ensino, entretanto, em 2018 também foi estendido a estudantes da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, bem como demais talentos do município. Para abrir a noite, a Banda Municipal Roberto João Tenfen mostrou seu talento. Uma apresentação surpresa, com apresentações de valsa e tango, e o show encenado pelas mamães representando as “As Paquitas”, fechou o evento com chave de ouro. Parabéns, Cresol, parabéns a cada um que de dedicou e fez bonito em cima do palco! Investir em educação e cultura é essencial! Durante o evento ainda houve venda de salgadinhos e bebidas, cujo lucro será destinado à Associação de Pais e Professores (APP) e revertido em melhorias para as escolas.

Cidadania Rural
Para orientar sobre a correta aplicação da legislação previdenciária Rural e Tributária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura (Faesc), promove o Programa Cidadania Rural no município de Santa Rosa de Lima. O Evento está programado para o próximo dia 7, das 13h30 às 17h30, no Centro de Convivência. O programa será coordenado pelo Técnico em Arrecadação do Senar/SC, Emerson Gava. A programação abordará questões relacionadas à nota fiscal do produtor, contribuição ao Funrural ao Senar, e segurado especial lei 11.718/2008, bem como benefícios previdenciários. Produtor rural, participe!

“Seja o protagonista da sua vida” 
De zero a dez, que nota você dá para sua vida hoje? Com este questionamento, a jornalista da NSC TV e coach, Laine Valgas, em parceria com o educador físico Affonso Kulevicz, conduziram a palestra “A Vida que vale a pena: Seja o protagonista da sua história”. O evento, em apoio ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, foi promovido pela Cerbranorte, em parceria com a prefeitura de Rio Fortuna, e foi sucesso de público. Mais de 400 pessoas participaram ativamente de todas as dinâmicas propostas e estavam atentas a cada fala dos palestrantes. Na oportunidade, Laine e Affonso abordaram diversos temas sobre saúde, bem-estar, autoestima e, sobretudo, destacaram que é preciso cuidar do coração, do corpo e do espírito para estar realmente bem. O sucesso do evento foi além da grande participação do público. Foram mais de 250 kg de alimentos arrecadados por meio das doações voluntárias para a palestra, que estão sendo destinados à Fundação Médico Social de Rio Fortuna e à Apae do município.

Festa do Produto Colonial 
O mais tradicional evento alemão do Sul do Estado, a Festa do Produto Colonial, em São Martinho, transbordou alegria neste fim de semana. Os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima estiveram representados e vários grupos participaram da programação. No sábado, o Gemüsefest Volkstanzgrupp, além do Grupo Folclórico de Dança Alemã e da Terceira Idade de Rio Fortuna realizam apresentações. Já ontem, as cidades estiveram presentes no desfile típico, mostrando um pouco da sua cultura. Parabéns à organização do evento, pois é por meio destas ações que se preserva e cultiva a tradição alemã, promovendo a integração dos municípios da região.