Audiência Pública

Nesta quinta-feira ocorre mais uma tradicional audiência pública paras apreciação das contas públicas de Rio Fortuna. A reunião ocorrerá no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 9h30.  Em pauta está a avaliação e demonstração do cumprimento de metas fiscais do segundo quadrimestre do exercício de 2018 e tratativas sobre elaboração e encaminhamento da Lei Orçamentária Anual para o Exercício de 2019. A população é convidada a participar. 

Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho 
 
O Ginásio Municipal Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima, ganhará uma reforma completa, desde melhorias na área da lanchonete e vestiários, substituição total do telhado e da quadra esportiva, pintura, pavimentação do entorno do ginásio, entre outros serviços. A obra já havia sido iniciada em 2016, mas foi suspensa devido a necessidade de adequação do projeto, que anteriormente previa a troca somente parcial do telhado, mas foi constatada a necessidade da sua substituição total. Na última semana, o contrato com a construtora Gordinho da Pedra Materiais de Construção foi assinado autorizando o início dos trabalhos. O valor contratado é de R$ 446.671,00. Os recursos são do governo federal, por meio do Ministério do Esporte.

Fanfarra Mirim   
Em toda região um dos brilhos do Desfile Cívico de 7 de setembro são as fanfarras, responsáveis por executar marchas e conduzir os pelotões. Já conhecida em Rio Fortuna por seu excelente desempenho, a Fanfarra Municipal Professor Francisco Agostinho Wiggers fez bonito mais uma vez. Mas, a partir deste ano, não atua mais sozinha. A Fanfarra Mirim, composta por alunos do Pré-escolar II do CEI Cantinho da Criança foi às ruas e estreou a sua participação. A ideia surgiu por meio do  projeto “Educação e Cultura De Mãos Dadas”, onde pensou-se a criação da Fanfarra Mirim com o objetivo principal desenvolver habilidades e disciplina por meio do manuseio de instrumentos musicais, servindo como atividade de educação e lazer, integrando-os mediante da música, afim de estimular a melhora no desempenho em outras disciplinas/atividades.  Parabéns a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, pela proposta de trabalho diferenciada. Com certeza é uma atividade prazerosa para as crianças e que vai trazer ótimos resultados!

Museu Buss   
Ideia louvável do casal Salésio e Ivonete Buss em preservar a história da sua e de tantas outras famílias da região com a exposição de alguns objetos no Museu Buss, um galpão construído ao lado da casa da família. Móveis, utensílios domésticos, ferramentas agrícolas, documentos, cédulas de dinheiro e moedas fazem parte do acervo.  Entre as peças mais antigas há uma cadeira que o agricultor acredita ter pertencido à mãe de seu bisavô. “Deve ter uns 150 anos”, calcula. Também chama atenção um berço antigo, que pertenceu à bisavó, tem cerca de um século. A família ainda mantém conservado um velho arado que veio da Alemanha, junto com os antepassados de Salésio. Entre os documentos guardados, o mais antigo tem data de 1899. É a antiga escritura das terras onde a família reside até hoje. Construído para abrigar os objetos antigos, o espaço não fica aberto para visitação. Mas quem quiser conhecê-lo é bem-vindo.

Cidadania Rural
Agricultores de Rio Fortuna participaram de um Seminário sobre Cidadania Rural, cujo objetivo foi repassar informações fundamentais acerca da legislação previdenciária e tributária. O encontro ocorreu no Centro de Pastoral São Marcos, no Centro, e no dia seguinte na comunidade da Barra do Rio Chapéu.  Os palestrantes Emerson Gava e Guilherme Azevedo repassaram aos participantes conhecimentos gerais sobre os seus direitos e deveres, além de esclarecer algumas dúvidas sobre a legislação. Entre os principais temas abordados estiveram legislação previdenciária (aposentadoria), legislação tributária no meio rural, regras de enquadramento, além da importância da nota fiscal eletrônica.  O Seminário foi promovido por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e Sindicato dos Produtores Rurais.

Ponte interditada
Na última semana foi iniciada a retirada da ponte de madeira na localidade de Rio Bugres, em Rio Fortuna. No local será construída uma estrutura de concreto. A ponte dá acesso a Santa Rosa de Lima, e até a conclusão da obra os motoristas devem evitar o tráfego no local, utilizando rotas alternativas. Esta é uma das cinco pontes de concreto armado que serão executadas em Rio Fortuna por meio de um convênio firmado com a União, por intermédio do Ministério da Integração Nacional. A empresa Base Pré-Fabricados, vencedora da licitação, é a responsável pela obra.