Cedup

A realidade da inconclusão não só do Cedup em Rio Fortuna, mas também de outras regiões do Estado, como em Tubarão, reflete a morosidade e a dificuldade dos órgãos públicos em dar sequência a projetos tão importantes. A obra faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal, no entanto, o município cumpre com o seu papel de cobranças clamando por resoluções.  Diversas audiências foram realizadas com a Secretaria de Estado da Educação e aguarda-se um posicionamento de empresas vencedoras da licitação para as obras complementares. No ano passado, um mutirão de limpeza também foi realizado pela administração municipal.  A obra tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados, e contará com a ajuda do Estado, que terá o compromisso de arcar com a manutenção da escola e a mão-de-obra dos professores.  A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca.  

Inscrições abertas para Stammtisch
Após Rio Fortuna comemorar o sucesso da primeira edição da tradicional confraria alemã, Santa Rosa de Lima prepara pela terceira vez o Stammtisch.  O evento ocorrerá no dia 22 deste mês, sábado. As barracas estarão disponíveis às confrarias participantes no valor de R$ 800. A forma de pagamento e como serão distribuídos os espaços da cada grupo está no regulamento disponível no site da prefeitura www.santarosadelima.sc.gov.br. Organize o seu grupo e participe deste encontro marcado pela união, festa, alegria e confraria.

Semana especial 
De 21 a 28 do mês passado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) celebrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema deste ano trabalhou: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.  O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Em Rio Fortuna, a entidade que atende alunos tanto do município e de Santa Rosa de Lima realizou uma programação especial de atividades com estudamtes. As ações contaram com pedágio, orientações de prevenção, cinema na escola, visita ao Fluss Haus, em São Martinho, e um trabalho com alunos dependentes em uma pousada, encerrando com piquenique.  A entidade riofortunense que comemora 30 anos, este ano também irá participar do Desfile Cívico de 7 de setembro destacando o aniversário de fundação.  Parabéns!

Cidadania Rural
Agricultores de Rio Fortuna são convidados a participar do Seminário de Cidadania Rural, cujo objetivo é orientar e informar sobre direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária e tributária. O evento, promovido por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), ocorrerá no próximo dia 12, uma quarta-feira, das 13h30 às 16h30, no Centro de Pastoral São Marcos. Já no dia seguinte, no mesmo período, o encontro será realizado no Centro Comunitário da Barra do Rio Chapéu.  Serão abordados assuntos como legislação previdenciária (aposentadoria) e legislação tributária no meio rural, regras de enquadramento, entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.  Participe!

Copa Leo
Ocorrerá neste mês, a segunda edição do Copa Leo, promovida pelo Leo Club de Rio Fortuna. A ação, no qual o intuito é incentivar o esporte e promover a interação, será realizada nos dias 29 e 30, no Ginásio Municipal Aloísio Willemann. Os times serão divididos nas categorias Sub-14 (12,13,14 anos); Sub-17 (15,16,17 anos) e Sub-21 (18,19,20,21 anos). Para fazer a inscrição na Copa é preciso informar o nome dos jogadores, bem como do técnico e a categoria; além de criar um nome criativo para o time. O valor da inscrição corresponde a R$ 5 por jogador  e cinco quilos de alimentos por equipe, que serão destinados ao hospital e Apae do município. Preparem os seus times, tirem as chuteiras do armário e comecem a treinar! Lembrando que pode participar times femininos e masculinos. Boa sorte a todos! 

Formação missionária 
A Paróquia São Marcos iniciou na última semana, as etapas de formação para as Santas Missões Populares. Os missionários da Matriz e Santa Rosa de Lima participaram da primeira noite de formação na última terça-feira. Na Matriz, a formação foi assessorada pelo diácono Simão dos Santos Ferreira, na comunidade do Rio Amélia (foto). O pároco, padre Claudemir Serafim, conduziu a preparação para os missionários de Santa Rosa de Lima, na comunidade do Rio Bravo Alto. Já na quinta-feira foi a vez dos missionários dos setores de Pinheiral e Barra do Rio Chapéu se reunirem para a primeira etapa de preparação para as Santas Missões Populares.  Os encontros serão mensais e tem como objetivo preparar os missionários para a ação.

“Coopa Cooperativa”
A EEB Nossa Senhora de Fátima – Rio Fortuna promoveu na última quarta-feira a Coopa Cooperativa do Cooperjovem. A ação faz parte do Projeto Cooperação, desenvolvido pelo Sescoop/SC com todas as escolas participantes do Cooperjovem. No município é mediado pelo Sicoob Credivale. Segundo os professores, foi um dia de alegria, diversão e cooperação. Participaram todos os alunos do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino. A programação especial nas escolas, com a realização de atividades voltadas para a promoção de atitudes cooperativas,  traz a mensagem “Cooperar sempre”. A escolha dos jogos ocorreu especialmente por ser o ano de Copa do Mundo, um importante momento de integração entre pais, alunos e professores. Parabéns!