Central de videomonitoramento

Central de videomonitoramento
Central de videomonitoramento

Cumprindo agenda na Amurel, o secretário de Segurança Pública do Estado, Alceu de Oliveira Pinto Junior, inaugurou as centrais de videomonitoramento do Programa Bem-Te-Vi. Em Rio Fortuna, com, as seis câmeras instaladas no perímetro urbano foram conectadas e ativadas, passando a monitorar os principais trechos da cidade. O projeto só foi possível por meio de parceria com a prefeitura, comunidade, sociedade civil e empresarial. Os investimentos somam mais de R$ 130 mil. “Mesmo com índices mínimos de criminalidade, as câmeras serão essenciais para reforçar o trabalho da polícia em nosso município, de forma preventiva, além de ser um mecanismo para potencializar as ações de vigilância nas comunidades e proporcionar segurança aos riofortunenses”, destaca o prefeito em exercício, Neri Vandresen. No Estado, o Projeto Bem-Te-Vi de Videomonitoramento já investiu mais de R$ 14 milhões em 115 cidades.

Festa do Colono
Nesta quarta-feira, comemorara-se o ‘Dia do Colono’, data lembrada com eventos especiais em vários municípios do Estado, em decorrência de sua vocação agrícola. Em Rio Fortuna, a festividade é organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), e ocorrerá no Centro Comunitário São Marcos, com entrada é franca. Para marcar a data, será celebrada uma missa na Igreja Matriz, às 19h. Logo após, será realizada a cerimônia de abertura no Centro Comunitário. Durante a Festa do Colono haverá sorteio de brindes, serviço de bar e cozinha, e baile com Gilberto e Adriano. Vale lembrar que desde 2005 o evento é voltado a comunidades do interior do município, como uma forma de aproximação com os homenageados, e suas localidades. Em 2018, a contribuição é dos moradores do Rio Café, que ainda definiram que o lucro da Festa será destinado ao Hospital de Rio Fortuna.

Ensino fundamental
Uma decisão que iria mudar a realidade dos estudantes de Santa Rosa de Lima nos próximos anos foi resolvida por meio de bom senso durante audiência na Diretoria de Interesse dos Municípios, da Secretaria de Estado da Educação. Isso porque o governo do Estado indicou que o ensino fundamental no município deveria fazer parte ou apenas da rede estadual ou somente municipal. Atualmente, o sistema é compartilhado, parte dos alunos e professores é do estado e outra leva é de responsabilidade da prefeitura. Para resolver a situação, representantes do Executivo local e da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara participaram da audiência, onde se optou em adiar a medida, pelo menos para os próximos anos. Até lá, município e Estado terão mais tempo para analisar bem a situação e tomar a decisão mais adequada.

Comemoração
‘Filho’ de Rio Fortuna, padre Sérgio Marcos Hemkemeier celebra, no próximo sábado, seus 70 anos de vida sacerdotal. A solenidade será na Igreja Matriz São Marcos, às 19h, e também marca o lançamento da Pastoral Vocacional. Os fiéis também são convidados a levar um prato para a partilha após a celebração. Participe com sua família!

Jornada de formação
No próximo mês, a Paróquia São Marcos iniciará a jornada de formação missionária, com o objetivo de preparar os participantes para as Santas Missões Populares. O primeiro encontro será no dia 5, às 9h. Será uma manhã de muita fé e aprendizado, com encerramento previsto ao meio-dia, com almoço. Em nível diocesano, uma comissão preparou todo o material necessário para dar suportes às Santas Missões. O principal deles é o Manual do Missionário, que contém temas de estudo, dois roteiros de retiros espirituais, dois roteiros de celebração e um de vigília eucarística. O próximo passo das Santas Missões Populares, em um período que se estenderá até junho de 2019, vai consistir de um tempo de muita oração e de aprofundada preparação dos missionários em todas as paróquias. Será um forte tempo de visitação às famílias, escolas, hospitais, casas e comércio, além de bonitos momentos comunitários. Muito sucesso e dedicação aos missionários!

Jantar em prol do hospital
Tradicionalmente, o Hospital de Rio Fortuna organiza eventos para angariar fundos para a manutenção da unidade de saúde. O tão esperado jantar ocorrerá no próximo dia 4, no Centro Comunitário São Marcos, com uma culinária típica e animação da Banda Invasão. Os ingressos podem ser adquiridos com membros da diretoria. Vale destacar a solidariedade dos riofortunenses que sempre abraçam a causa e participam destas ações. Parabéns!  

LEO
Nos últimos dias 13, 14 e 15, ocorreu a 19ª Conferência do Distrito Múltiplo LEO LD, em Flores da Cunha (RS), onde um grupo de Rio Fortuna teve a oportunidade de participar. A diretoria parabeniza o clube-sede pela organização e lindo evento que proporcionou.

Plantas medicinais
Na próxima quinta-feira, ocorre o Seminário Municipal de Plantas Medicinais, em Santa Rosa de Lima. O evento será no Centro de Convivência do Idoso, das 8h30 às 17h, com muita informação sobre chás e ervas. Os interessados devem fazer a inscrição até hoje, na Unidade de Saúde, com Gilmar. Serão servidos café e almoço. Aproveite a oportunidade para conhecer os benefícios das plantas para a saúde!