Stammtisch

Uma festa que caiu no gosto popular é o Stammtisch, ou seja, encontro de amigos e grupos unidos por motivos comuns, atividade ou profissão, marcado pela união e confraria. Em agosto, Rio Fortuna sediará, pela primeira vez, a realização do evento, dia 25, na Praça Pedro Warmling (em frente à Igreja Matriz), com apresentação da Banda Humanação. Serão disponibilizadas 32 barracas para os grupos interessados. Para ocupar as barracas com exclusividade, um representante de cada grupo deverá solicitar sua inscrição, pessoalmente, junto à Secretaria Municipal de Administração, na sede da prefeitura (avenida Sete de Setembro), ou via telefones (48) 3653-1122 e (48) 3654-1123, até o próximo dia 10. O regulamento está disponível no site www.riofortuna.sc.gov.br.

Festa Julina 
Os encontros da terceira idade são fundamentais para a interação e lazer deste público, trazendo inúmeros benefícios ao bem-estar dos participantes. Em Rio Fortuna, alegria não falta nos tradicionais encontros, que desde o último mês enaltecem o espírito de São João. As festanças já ocorreram nas comunidades de Rio Claro, Rio Chapéu, e no Centro. Nas próximas quintas-feiras, os encontros típicos estão agendados na Barra do Rio Chapéu e Rio dos Bugres. O “Arraiá” conta com quitutes da época, danças da quadrilha e baile. O objetivo das comemorações é a socialização dos idosos.

Festa de Família
Esse tipo de festa é comum na região e tem objetivo de reunir familiares e descendentes para promover a confraternização, afinal, com vida cotidiana bastante agitada e cada um com seus compromissos, está cada vez mais difícil se reunir constantemente. Neste fim de semana, por exemplo, ocorreu a 1ª Festa da Família Ballmann, que reuniu os descendentes de Jacob Ballmann e Guilhermina Luckmann Ballmann. Em torno de 700 participantes estiverem no evento, no sábado, no Centro Comunitário São Marcos, onde desfrutaram de um dia gracioso com reflexão, troca de informação, resgaste da história, almoço, café da tarde e momentos de lazer. O sucesso já garantiu o segundo encontro para 2020! Que as tradições familiares não se percam… 

Cuidador de idosos
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Rosa de Lima promoverá um curso gratuito de cuidador de idosos. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer inscrição até o dia 20 de julho. O curso será ministrado pela empresa M&G Treinamentos nos dias 27, 28 e 29 deste mês, com carga horária de 24 horas. Por meio do curso, os participantes serão capacitados para cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral, além de zelar pela integridade física, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3654-0333.

Saúde mental
Está de parabéns a Saúde do Município de Santa Rosa de Lima, pela iniciativa em promover um grupo de prevenção relacionado à Saúde Mental. A primeira etapa foi finalizada há duas semanas, com a promoção do encontro no Centro (Microárea 01), acompanhado pelas agentes comunitárias Jainy e Naiana Boeing. Uma noite fria, porém, agradável, onde no fim os participantes puderam degustar ainda de uma deliciosa sopa. Nesta etapa do projeto já foram atendidas as comunidades de Rio do Meio, Rio dos Índios, Rio Bravo e Nova Fátima. Parabéns a todos os envolvidos na atuação do grupo voltado à prevenção, à promoção e à proteção da saúde mental. 

Leo Clube

Destaque para a importante atuação do Leo Clube em Rio Fortuna. Em junho, o grupo participou da posse da diretoria do Distrito LD-9 para o próximo AL 2018/2019, em Morro da Fumaça, onde, na oportunidade, recebeu as premiações de Conselheiro Destaque, Assessor Destaque e Clube sede AcampaLeo. Já na última quarta-feira, a diretoria promoveu uma reunião para planejar o primeiro bimestre do AL 2018/2019, bem como a posse de mais um associado. Na próxima sexta, será realizada a troca de diretoria. Parabéns aos integrantes por atuar com responsabilidade neste movimento importante, cujo objetivo é a promoção de liderança, experiência e oportunidade. Em Rio Fortuna já foram promovidas diversas campanhas sociais em prol de entidades, como Hospital, Apae e escola municipal. Nota 10!