Ônibus escolar

E m Brasília, na última semana, o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, e o secretário de Administração, Júnior Schmitz, foram informados da autorização para adquirir mais dois ônibus escolares para o município. O Ministério da Educação confirmou a liberação e, em breve, a licitação poderá ser realizada. A articulação foi feita pelo deputado federal catarinense, João Rodrigues (PSD), que publicou em sua página, no Facebook, um vídeo falando sobre o assunto.

Nomeações
O mês de junho acabou com quatro novas nomeações pela administração municipal de Rio Fortuna. Completando o secretariado, Evaldo Borghezan Zanelato assumiu a pasta de Agricultura e Meio Ambiente.  O riofortunense, que é agricultor, já atuou como técnico na Cooperfamília e em uma empresa fumageira. Esta é a primeira nomeação do prefeito Lindomar Ballmann desde que assumiu o Executivo, em janeiro do ano passado. Na Secretaria de Educação, a pedagoga Suziany Dutra Assing assumiu a função de diretora-geral. Também foram empossadas duas novas conselheiras tutelares: Maria Rafaela Vanderlinde e Gertrudes Fabiana Soethe, na eleição suplementar. O mandato delas, assim como das demais conselheiras, encerra-se em janeiro de 2020. 

Roda Materna
Investir em saúde é a melhor estratégia para a promoção da qualidade de vida. Em Santa Rosa de Lima é uma das prioridades da administração. Vários projetos são realizados pela Unidade de Saúde, de forma gratuita.
Destaque para o Roda Materna, com objetivo de promover a saúde de bebês e mamães por meio de reuniões de grupo, possibilitando a troca de experiências e uso de novas terapias.
Uma das técnicas utilizadas nesses encontros é a shantala, que consiste em uma série de massagens e carinhos que ampliam a interação e o vínculo entre mãe e bebê em um momento de descontração, relaxamento e diversão. Na última semana, ocorreu mais um encontro, orientado pela enfermeira Sheley Baumann Leeser, com auxílio da enfermeira Joana Lemkuhl. Parabéns pela iniciativa!

Biodanza
Um projeto que está conquistando os alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima é a Educação Biocêntrica, ou seja, a Biodanza. Realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Secretaria da Educação, é um sistema que estimula o desenvolvimento humano por meio de vivências integrativas induzidas pela música e pela dança. A Biodanza é desenvolvida pelo professor André Luís Simoni, e consiste em um elemento que vai trabalhar a paz dentro da escola. O objetivo do projeto é fortalecer os vínculos saudáveis, promover a amizade e, a partir disto, desenvolver a inteligência afetiva, melhorando também o cognitivo no processo de aprendizagem. É um convite à alegria de viver, ao prazer de dançar e ao aprender a conviver. O vídeo com detalhes do projeto está disponível na página do Facebook da Unidade de Saúde de Santa Rosa de Lima. Na região, a Biodanza é realizada em quatro escolas da região, com 25 grupos.  

Veteranos
Os campeonatos de futebol em Santa Rosa de Lima são bem disputados. Para o fim deste mês, está previsto o início do Campeonato de Veteranos 2018, promovido pela Comissão Municipal de Esporte (CME). Os veteranos interessados devem se inscrever o quanto antes. As fichas estão disponíveis no bar do Ginásio. Já as equipes interessadas no Campeonato Feminino Aberto devem entrar em contato com a C.M.E (Ana Maria Vandresen e Lucas H Thiede), pois as vagas são limitadas.

Família Heidemann
Ocorrerá em 25 de agosto o 5° Encontro da Família Heidemann, com o objetivo de reunir os descendentes de Teodoro Rodolfo Heidemann e Carolina Margarida Meurer Heidemann. O evento será realizado no Restaurante Zato, em Rio Fortuna, às 18h. Interessados em participar devem entrar em contato com Marluci (Luci) (48) 991523776. Na foto, o casal Teodoro e Catarina.  

Despertar Jovem

Mais uma ação será promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia São Marcos, em Rio Fortuna, para aproximar os jovens da igreja. A equipe promoverá o Despertar Jovem no próximo sábado, após a celebração das 19h. Será um encontro megaespecial para os jovens que querem se sentir tocados por Jesus, para refletirem o que se tem guardado no coração, para dançar, rezar e abraçar. Muito mais surpresas estão reservadas. Participe!

Ordenação Presbiteral
O mês de julho é especial para Padre Sérgio Marcos Hemkemeier, que atua na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Armazém, há mais de 20 anos. Natural de Rio Fortuna, ele celebra neste mês 70 anos de vida consagrada. Agradecendo pelas suas origens, o sacerdote irá celebrar este momento na Paróquia São Marcos, com missa especial dia 28, às 19h. Agende-se! Neste dia também será realizado o lançamento do Projeto de Pastoral Vocacional nas comunidades do setor da Matriz.