Rio Fortuna: 60 anos de emancipação

Rio Fortuna: 60 anos de emancipação
Rio Fortuna: 60 anos de emancipação

Reconhecida nacionalmente pela sua excelente qualidade de vida, Rio Fortuna completou 60 anos de emancipação político-administrativa na última quinta-feira. As comemorações não podiam ser diferente. Elas ocorreram durante a 3º edição da Gemeindefest, que significa Festa das Comunidades.  Um evento que resgata a história e cultura das comunidades que contribuíram para a formação do pequeno município.  O evento ocorreu no Centro Comunitário São Marcos, nos dias 16 e 17 deste mês. Paralelo, foi realizada a 1ª Feira de Gastronomia. Além de resgatar sua história, as comunidades prepararam com carinho uma grande mostra de produtos típicos do campo comercializados durante o evento.  Os dois dias de festa foram marcados por apresentações culturais, bailes típicos, concurso de chopp em metro, tradicional desfile temático com presença de 19 comunidades, 13 entidades e três municípios convidados. O  corte de bolo em comemoração aos 60 anos da cidade completou as festividades.

Resgatando a Cultura
Um dos grandes destaques do evento foi à reapresentação da Banda Municipal Roberto João Tenfen. O projeto iniciou de forma efetiva em 2010, na administração do ex-prefeito Silvio Heidemann, apresentado oficialmente à comunidade na 1º edição da Gemeindefest, em 2011. Após um período de inatividade, a administração atual retomou as atividades e após 3 meses de ensaios, a Banda Municipal teve a oportunidade de mostrar o seu talento à comunidade no último final de semana.   Outro projeto cultural que está dando certo é o Grupo Folclórico de Dança Alemã, fundado em maio deste ano. O grupo é formado atualmente por 62 crianças entre os 5 e 11 anos, as quais realizam os seus ensaios semanalmente com a finalidade de manterem vivas as tradições da cultura alemã.  As belas coreografias foram apresentadas durante a Gemeindefest! Parabéns pela determinação!

Religiosidade
A religiosidade, outra marca dos riofortunenses, não pode ficar de fora das comemorações do aniversário da cidade. Para agradecer a Deus por tantas bênçãos, duas celebrações fizeram parte da programação. A primeira, em missa solene, Rio Fortuna foi consagrada ao Imaculado Coração de Maria. A novidade foi a missa foi celebrada e cantada em alemão no domingo, relembrando os colonizadores que se estabeleceram no município. A celebração contou com a presença e participação dos alunos do Deutschkurs. O curso de alemão é uma iniciativa da Paróquia São Marcos, com apoio da Cerbranorte e da Cresol Rio Fortuna.

Motivos para comemorar
O “Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), classificou Rio Fortuna como uma das 50 melhores cidades do Brasil para se viver.  O município ocupa a 25ª posição no ranking nacional, empatada com Blumenau (SC) e Presidente Prudente (SP). Na Amurel, figura como  primeira colocada. Em Santa Catarina, a cidade ficou entre as dez primeiras colocadas, em sexto lugar, junto com Blumenau. Na escala do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que vai de zero a um, Rio Fortuna alcança o índice de 0,806. Quanto mais próximo de um, melhor o desenvolvimento humano. Cidade de povo trabalhador, guerreiro, com espírito fraterno e muito hospitaleiro.   E não é a primeira vez que aparece no topo de uma lista do PNUD. Em 1998, teve a maior expectativa de vida ao nascer – 73,8 anos – entre os municípios brasileiros. Conforme os dados apresentados pelo PNUD, hoje o índice de longevidade é de 75,8 anos.    Com 4606 habitantes, segundo dados de IBGE/2017, Rio Fortuna figura entre as primeiras cidades com melhor renda per capita de Santa Catarina.

Descarte de resíduos
Parabéns a administração de Santa Rosa de Lima preocupada com a sustentabilidade ambiental, alugou um terreno para que a indústrias do setor madeireiro (serrarias) realizem o descarte de resíduos característicos, como cascas de árvores e outros pedaços de madeira in natura. A prefeitura obteve do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) recentemente a Certidão de Conformidade Ambiental para a utilização da área na localidade de Rio dos Índios. Centralizado, tem ampla área e não possui nenhum córrego ou nascente por perto. Desta forma ficará mais fácil para as serrarias obterem suas licenças ambientais e, futuramente, o material lá depositado ainda poderá ser utilizado para compostagem. Nota 10!

Processo Seletivo
Para quem procura uma oportunidade de emprego, pode se inscrever no Processo Seletivo provimento de cadastro reserva para vagas de estágio em Santa Rosa de Lima.  Os candidatos devem morar no município e frequentar curso de nível superior. As inscrições devem ser realizadas na secretaria municipal de Educação e Desporto, na sede da prefeitura. O edital completo com informações detalhadas acerca do processo está disponível no site da prefeitura www.santarosadelima.sc.gov.br.  

Pavimentação

Lideranças da região participaram na última semana de uma Audiência Pública em São Bonifácio para tratar do asfaltamento da rodovia SC – 435, que liga São Bonifácio a São Martinho. O ato foi realizado pela Comissão de Transportes da Alesc, presidida pelo Deputado Estadual João Amin. Comitiva de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima esteve presente, onde na oportunidade, apoiou também a pavimentação da SC-108 entre Santa Rosa de Lima a Anitápolis e a rodovia entre Rio Fortuna e São Martinho. A vias são de fundamental importância para o escoamento da produção agrícola local, e por meio da união das forças políticas da região será possível cobrar do governo essas obras tão importantes para nossa região!