Santa Rosa de Lima comemora 56 anos

Santa Rosa de Lima comemora 56 anos
Santa Rosa de Lima comemora 56 anos

Com almoço, música e apresentações culturais, a singela Santa Rosa de Lima comemorou os seus 56 anos de emancipação política na última quinta-feira, feriado municipal. As festividades iniciaram às 10h, com a celebração da Santa Missa na igreja Santa Rosa de Lima. Em seguida, no salão comunitário, a população pode degustar um delicioso almoço típico.  À tarde seguiu com apresentações culturais com o grupo de dança do município – o Gemüsefest Wolts Tanz Grupp – e com a Banda Municipal, além da animação musical com as duplas Cleiton & Edson, e Gledis & Geovani.

De uma pequena comunidade criada no início do século passado, para ajudar na passagem de tropeiros pela região a uma cidade inovadora na produção agrícola sustentável e no agroturismo. Além de destaque na produção de leite, de suínos e no setor madeireiro, Santa Rosa de Lima ostenta com orgulho o título de Capital Catarinense da Agroecologia. A cidade  do Sul de Santa Catarina tornou-se conhecida em nível nacional e até em outros países como um das pioneiras no desenvolvimento da produção de alimentos orgânicos.

Saiba mais sobre a cidade
De origem predominantemente alemã, mas também de açorianos e italianos, os primeiros imigrantes de Santa Rosa de Lima chegaram à região no início do século 20 para proteger os carregamentos de ‘charque’ (carne de sol) que eram levados do Rio Grande do Sul a São Paulo. A presença de índios das tribos Botocatus e Aweikomas dificultava o avanço dos tropeiros.

O município apresenta traços marcantes das danças, costumes e comidas típicas herdados dos primeiros colonizadores. Destaque para a Gemüse Fest, evento que leva o nome de um prato típico feito a base de purê batata, couve refogada e defumados de porco, que é realizada no mês de maio a cada dois anos.

Desde a sua origem, a economia do município baseou-se na agricultura familiar.  Outra atividade de destaque é o agroturismo, desenvolvido em pequenas propriedades, em que o agricultor se especializou também em receber os visitantes e proporcionar uma experiência realista do cotidiano do campo, com a contribuição da gastronomia colonial da região. Por causa disso, Santa Rosa de Lima figura entre os dez destinos brasileiros no segmento de turismo rural recomendados pelo Ministério do Turismo.

Prevenção da Saúde
Participei na última terça-feira de uma palestra promovida pela Associação de Apoio e Prevenção do Câncer, ‘Caminhos do Amanhã’ e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte. Noite especial dedicada à prevenção da Saúde, com muita informação repassada por três especialistas: Rodrigo de Jesus Lenharte (ginecologista, mastologista), Alejandro Cristian Muniz de Souza (cardiologista) e Julia Berto O. de Souza (endocrinologista).  O ponto chave do evento foi despertar nos participantes a consciência para a mudança de hábitos e do estilo de vida, incorporando uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos no dia a dia. Com esta dupla é possível diminuir a incidência de doenças como as cardíacas, diabetes, entre tantas outras consideradas as principais causas de morte no mundo todo.

Câncer x Obesidade
Durante a palestra de prevenção, os profissionais de medicina destacaram que o câncer também é preocupante se for comparado ao estilo de vida do brasileiro moderno com uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados, sedentarismo, consumo de álcool, e outros fatores.  Ao buscar mais informações no portal do Instituto Nacional de Câncer (Inca), encontrei dados de um recente estudo epidemiológico feito no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Harvard University (Estados Unidos). A pesquisa atribui 15 mil casos de câncer por ano no Brasil ao sobrepeso e obesidade. Segundo o estudo, até 2025 o número de diagnósticos da doença atribuíveis à obesidade pode crescer em até 4,6%.   Ou seja, a prevenção será o melhor remédio. Cuide-se. A sua saúde é o seu maior tesouro!

Caminhando com Maria
Maio é um mês especial. Mês de Maria, das Mães… E Nossa Senhora já está percorrendo os grupos de família da Paróquia São Marcos, visitando as casas de seus filhos em Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Pinheiral.  Os fieis são convidados a participar das orações do terço no grupo à qual pertencem, além de enviar fotos para divulgação na fanpage da Paróquia. Na imagem, missa de envio dos coordenadores de grupos de família na matriz realizada no domingo da semana passada.

Líderes arrecadam alimentos
Em mais um seminário do Projeto Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae/SC, realizado em conjunto a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), os participantes que representam os 18 municípios integrantes da associação foram desafiados a captar o máximo possível de doações (valores, cestas básicas, produtos de limpeza, etc). O total arrecadado teve como destinação as APAE’s da região.  Em sua rede social, o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann deixou um agradecimento especial a todos que colaboraram com a campanha em que ele e o secretário de Administração, Junior Schmitz, e demais colegas do Programa Lider Sebrae participaram.  Na foto,  a entrega dos produtos para a Apae de Rio Fortuna.  Em menos de 12 horas foi arrecadado em torno de R$ 62 mil em produtos e em espécie, distribuídos entre 14 Apaes da região da Amurel. Parabéns!

Saúde do coração em pauta
O cardiologista Regis dos Passos irá ministrar uma palestra sobre a saúde do coração, em Santa Rosa de Lima. O evento promovido pela Secretaria de Saúde de Santa Rosa de Lima e Grupo de Saúde Hiperdia ocorre no próximo dia 23, no Salão Velho, no centro. Será  a partir das 19h. Convide a sua família para participar. A saúde é a nossa maior riqueza, cuide da sua, participe!