Acolhida na Colônia

Acolhida na Colônia - Foto: Divulgação/Notisul
Acolhida na Colônia - Foto: Divulgação/Notisul

U ma união para fortalecer a parceria institucional entre a prefeitura de Santa Rosa de Lima e a entidade Acolhida na Colônia foi realizada, na última semana, pela administração municipal. O prefeito Salésio Wiemes, juntamente com o vice-prefeito Alfonso Kulkamp e os secretários municipais reuniram-se com representantes da associação de agroturismo. Na ocasião, os membros da Acolhida na Colônia apresentaram propostas e reivindicações que visam dar melhores condições em receber aqueles que visitam Santa Rosa. O prefeito e sua equipe comprometeram-se em buscar atender as demandas apresentadas e contribuir para o desenvolvimento do turismo. Importante parceria com o poder público para bem atender o turista que visita a região localizada na rota Encantos do Sul.

Palestra sobre turismo
Atenda à demanda turística que vem em ascensão significativa, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Rio Fortuna promove, na noite de hoje, uma palestra sobre a Conscientização do Potencial Turístico Rural Familiar (Agroturismo). O evento ocorre no Centro de Pastoral de São Marcos, às 19h, e será intermediado por representantes da Associação Acolhida da Colônia, um projeto de sucesso que reúne famílias agricultoras das Encostas da Serra Geral que desenvolvem o agroturismo ecológico.  Toda a comunidade é convidada a participar. Há moradores investindo neste ramo, melhorando as propriedades e até abrindo pousadas.  E com esta primeira reunião, o poder público quer iniciar o apoio aos munícipes com o conhecimento e acesso a estruturas de pontos turísticos que estes queiram desenvolver. Prestigie! A palestra é gratuita.

Indicação de emenda
Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna receberam, na última quinta-feira, a visita do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB). Para os dois municípios, o parlamentar entregou a indicação de uma emenda a ser destinada para o custeio da saúde. São R$ 150 mil para a Cidade das Riquezas Naturais e R$ 100 mil para a Capital da Agroecologia. Valores de extrema importância vista a demanda do setor, e a arrecadação dos pequenos municípios. “Não há dúvidas de que o recurso será bem empregado em benefício de nossa população. A saúde é uma área que carece muito de investimento e precisamos deixar nossos munícipes bem assistidos”, resumiu o prefeito Lindomar, durante a reunião. Verbas para outras áreas, como a infraestrutura também já foram solicitadas. A equipe fica no aguardo da liberação para poder investir em obras, tão cobradas atualmente pela população.

Coletivo Rosa 2018
Os projetos da Cresol ganham notoriedade e são aguardados com expectativa a cada ano. Um deles, o Coletivo Rosa, reinicia com novidades. Cerca de 65 mulheres de Rio Fortuna e Grão-Pará farão parte e o principal foco é a formação de uma turma feminina. O primeiro encontro do grupo ocorreu na semana passada. Amanhã, será a vez das mulheres de Rio Fortuna se reunirem. Este ano, das 65 mulheres que integrarão o projeto, 30 são novatas. Em Rio Fortuna, as pioneiras seguem como madrinhas das novas participantes. O Coletivo Rosa tem como objetivo inserir a mulher de forma mais participativa e eficaz na sociedade e na família. O projeto social, exclusivo da Cresol Rio Fortuna, prossegue até novembro. Temas como moda, culinária, saúde, além de uma palestra para casais serão trabalhados.

Transporte escolar
Na sexta feira, o prefeito de Santa Rosa de Lima assinou o convênio do transporte escolar para este ano. Convênio que o governo catarinense irá repassar ao município voltado a alunos da Rede Estadual. Estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio noturno e Ensino Médio Inovador são beneficiados.

Agita, Rio Fortuna

Até sábado, a população é convidada a fotografar o momento em que praticam atividades físicas e postar nas redes sociais com a marcação #agitariofortuna. A ação tem como objetivo enaltecer o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, além de incentivar a prática de esportes e movimentos corporais, como forma de promover a saúde e prevenir doenças. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Nasf, em parceria com a Associação Caminhos do Amanhã e Conselho Tutelar, e vem surtindo efeito.  Nas redes sociais, onde já circulam diversas fotos da prática esportiva. Pilates, caminhada, zumba, ciclismo e musculação são algumas das modalidades escolhidas pelos munícipes. Nota 10!

Festa de São Marcos
No próximo fim de semana, todos os caminhos levam para Rio Fortuna para a tradicional Festa de São Marcos. Nos dias 20, 21, 22 e 25, haverá atrações especais para homenagear o padroeiro da Cidade das Riquezas Naturais. Na sexta-feira, show especial com Fábio Dunk e a dupla Fernanda e Renata; no sábado, o dia começa com a Cavalgada, Caminhada da Paz, Encontro de Gaioleiros. À noite, Baile da Juventude com Dazaranha, Murilo e Gustavo e DJ Grinjo. No domingo, 22, haverá passeio ciclístico, procissão motorizada e missa festiva. Ao meio-dia almoço e, em seguida, matinê com Chocoalho da Vaneira. Já na quarta-feira da próxima semana, dia do Padroeiro, a comunidade é convidada para participar da Adoração ao Santíssimo, Missa Festiva e grandioso almoço e baile com Musical Invasão.  Uma programação variada para toda a família. Prestigie!