Gemeindefest confirmada

Gemeindefest confirmada - Foto: Divulgação/Notisul
Gemeindefest confirmada - Foto: Divulgação/Notisul

A tradicional Festa das Comunidades, a Gemeindefest, está confirmada e será realizada nos dias 16 e 17 junho, no Centro Comunitário São Marcos, em Rio Fortuna. Este ano, além de resgatar a história das localidades do município, o evento que chega a 3º edição celebra os 60 anos de emancipação político-administrativa de Rio Fortuna, no dia 21 de junho. Reuniões estão sendo realizadas com os representantes das comunidades para definir as ações do evento.  O ponto alto é o Desfile Temático, onde os riofortunenses, caracterizados, contarão um pouco a história de cada uma das localidades. A proposta é realizar em conjunto a 1º Feira da Gastronomia, onde serão apresentados e comercializados produtos típicos. A programação, que está sendo definida, deverá contar com apresentações culturais, concurso chopp em metro, missa, bailes típicos e outras atrações.

Kit para piscicultura
Criadores de peixe em Santa Rosa de Lima já estão usufruindo do Kit para Piscicultura doado pelo Governo do Estado no início de fevereiro. Na última semana, foi realizada a segunda despesca com o auxílio do equipamento, na propriedade de Romeu Assing, na localidade de Rio dos Índios, rendendo aproximadamente seis mil quilos de tilápias. A primeira despesca havia sido realizada na propriedade de Delmo Feldhaus, em Nova Fátima. O kit – composto por uma balança de precisão para até 150 quilos, uma esteira galvanizada, uma rede de arrasto de 40 metros e uma rede de arrasto de 60 metros – foi entregue à Associação de Piscicultores de Santa Rosa de Lima e está à disposição dos associados.  

Curso de noivos
O Movimento de Irmãos de Rio Fortuna realizou no último sábado, 24 de março, o primeiro Curso de Preparação para o Matrimônio de 2018. Durante todo o dia, os jovens casais puderam refletir sobre o sacramento, a vida de casal e familiar. Também foram convidados a participar da Santa Missa na Igreja Matriz. O próximo curso está marcado para o dia 29 de setembro.  Ações como está preparam o futuro casal para a vida a dois, com mensagens para um melhor convívio. Parabéns!

Páscoa especial da Apae
Como todos os anos, os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) produziram toalhinhas com o tema de Páscoa para vender no comércio local.  Vale destacar o espírito solidário do povo riofortunense que abraçou a causa e adquiriu as obras de arte confeccionadas com carinho por cada aluno. Para comemorar a chegada da Páscoa,   a Apae de Rio Fortuna também recebeu o Professor Luiz Oswaldo Coelho, que a cada ano visita a instituição para fazer uma confraternização com os alunos. Atitudes nobres que engrandecem!

Conferência Municipal de Educação
Em 2018, será realizada a 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae). Antes ocorrem as etapas Municipal, Intermunicipal e Estadual. O tema da 3ª Conae é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Em Rio Fortuna, a Conferência Municipal de Educação acontecerá na quarta-feira, 4 de abril, no Centro de Pastoral São Marcos, com início às 7h45 e término às 11h45. Neste dia não haverá aula no período matutino. No período vespertino, haverá aula normal. O evento é aberto ao público e interessados em discutir as propostas para a Educação podem participar. Prestigie!

Veículo para a Saúde
Em visita ao Município de Rio Fortuna na última quinta-feira, o Deputado Estadual do MDB, Manoel Mota se comprometeu em viabilizar junto ao Governo do Estado um convênio de R$ 100 mil para que seja possível a aquisição de um veículo 0km, com capacidade para transporte de mais de dez passageiros. O pleito foi solicitado pelos vereadores do MDB Arlindo Duessmann e Leonete Schuelter. Ao entregar o ofício de solicitação ao parlamentar, o prefeito Lindomar Ballmann reforçou a necessidade de renovação da frota, visto a demanda do transporte de pacientes que necessitam dos atendimentos de saúde fora do município. “Um veículo novo irá garantir o deslocamento com mais segurança, qualidade e maior conforto. Investir em carros novos além de representar uma economia em manutenção, proporciona melhor atendimento aos munícipes”, resumiu Ballmann.

Festa de São Marcos
Abril chegou e a tradicional Festa de São Marcos, em Rio Fortuna, também. São quatro dias reservados para homenagear o padroeiro da Cidade das Riquezas Naturais. Na sexta-feira, 20, show especial com Fábio Dunk e a dupla Fernanda e Renata; no sábado, 21, o dia começa com a Cavalgada, Caminhada da Paz, Encontro de Gaioleiros. À noite, Baile da Juventude com Dazaranha, Murilo e Gustavo e DJ Grinjo. No domingo, 22, haverá passeio ciclístico, procissão motorizada e missa festiva. Ao meio-dia almoço e, em seguida, matinê com Chocoalho da Vaneira. Já na quarta-feira, 25, dia do Padroeiro, a comunidade é convidada para participar da Adoração ao Santíssimo, Missa Festiva e grandioso almoço e baile com Musical Invasão. Uma programação variada para toda a família. Prestigie!