Campeonatos esportivos

A primeira rodada do Campeonato Interfamílias de Futsal, que ocorreria no sábado, em Santa Rosa de Lima, foi adiada por conta da tempestade que provocou avarias no telhado do Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. Uma nova deverá ser comunicada em breve. Ao todo, participarão dez times, divididos em duas chaves. O primeiro colocado de cada chave classifica-se automaticamente para a disputa da fase semifinal. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar em cada grupo participarão de um jogo de repescagem para a disputa das duas vagas remanescentes de semifinal. Enquanto isso, Rio Fortuna abriu o ano com o Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio. As rodadas acontecerão sempre aos domingos, a partir das 18h, devido aos jogos do Campeonato de Futsal da Quaresma, que acontecem todas às sextas-feiras, na comunidade da Barra do Rio Chapéu. 

Projeto Roda Materna
Muito valioso o projeto “Roda Materna”, destinado a atuar nos cuidados à saúde desde os primeiros meses de vida do bebê.  Desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Santa Rosa de Lima o programa tem como objetivo promover a saúde de bebês e mamães por meio de reuniões de grupo, possibilitando a troca de experiências e o uso de novas terapias. Uma das técnicas utilizadas nestes encontros é a shantala, que consiste em uma série de massagens e carinhos que ampliam a interação e o vínculo entre mãe e bebê em um momento de descontração, relaxamento e diversão. Durante a roda de conversa, o diálogo na troca de experiências entre as mães faz com que o momento pós-parto se torne mais prazeroso. Parabéns!

Especialidades ampliadas
É nítida a preocupação da gestão municipal de Santa Rosa de Lima com a saúde da população. Além de programas de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social ampliou o atendimento em especialidades médicas oferecido aos moradores do município. Além do atendimento clínico geral, realizado pelo médico Clóvis Batista Neto, que atua por meio do Programa Mais Médicos, há também nas áreas de ginecologia (segunda-feira), pediatria (terça-feira) e geriatria (terça, quarta e quinta-feira). Além disso, por meio de parceria entre a secretaria e a Câmara de Vereadores, a Unidade de Saúde dispõe também de um dermatologista, que passará a atender uma vez por mês. Com certeza a população está bem assistida com relação ao atendimento médico.

Informatização
Depois de inúmeras solicitações dos professores e empenho da gestão municipal para realizar o investimento necessário, foi inaugurado a novo laboratório de informática da Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna. Com investimentos de aproximadamente R$40 mil, a sala foi equipada com 16 novos computadores para uso exclusivamente pedagógico e será utilizada conforme agendamento dos professores. A novidade agradou educadores, pais e alunos da escola, que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º ano.     A aquisição dos equipamentos é fruto de uma parceria entre o Executivo e a Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, mediante processo de licitação realizado em 2017. Em plena era digital, é indiscutível a importância da informatização nos espaços escolares, afinal a sala de Informática é uma extensão da sala de aula, onde os alunos podem fazer pesquisas, entre outros, complementando a aprendizagem. Nota 10!

Internet para Todos
As comunidades rurais de Rio Fortuna terão a oportunidade de contar com acesso à internet. Nesta segunda-feira, o prefeito Lindomar Ballmann irá assinar o termo de adesão do programa Internet para Todos, que irá oficialmente habilitar o Município a integrar o primeiro lote do projeto. A Cerimônia de Assinatura ocorre em Brasília, e contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O programa, que é uma iniciativa de inclusão social, está previsto para iniciar em maio e irá ofertar conectividade a regiões que ainda não têm acesso à internet. Para tal finalidade, serão instaladas antenas gratuitas nas comunidades proporcionando aos moradores o acesso à internet banda larga de 10 GB com preços reduzidos.   Quem tem problemas de conexão ou não são atendidos pelas operadoras serão os maiores beneficiados.

Evento beneficente
Assim como os demais hospitais filantrópicos, ou seja, sem fins lucrativos, a Fundação Médico Social de Rio Fortuna promove ações para angariar fundos e custear as despesas de manutenção. Um dos tradicionais eventos acontece no próximo dia 25 de março e promete reunir bom público para apreciar a típica polenta de milho verde com galinha. O almoço em prol do Hospital irá ocorrer na comunidade de Rio dos Bugres, a partir do meio-dia. “Não dá mais para esperar pelo governo para ter saúde de qualidade. É unindo forças e esforços que conseguimos com um pouquinho ajudar bastante a entidade que é nossa. Amanhã é você que pode precisar dela. Lute por esta causa’, destaca a diretoria da unidade hospitalar.  Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com os membros da diretoria e da própria comunidade.

Trilha confirmada
Está confirmado para a Festa de São Marcos, em abril, o 6° Encontro de Gaioleiros e Jeepeiros, um dos maiores encontros de Santa Catarina.  O evento, organizado pela equipe Os Bartira ocorrerá no sábado, dia 21, e promete ser recorde de inscritos. As inscrições poderão ser realizadas no local, a partir das 10 horas. A saída para a trilha está agendada para às 13 horas, no Centro Comunitário São Marcos, e no retorno, às 18h30, os pilotos serão recepcionados com uma janta. A taxa é de apenas R$ 60, com camiseta, trilha e janta inclusos. Na foto ao lado, parte de um grupo que participou da atração há dois anos. Para quem gosta de aventura e um encontro recheado de emoções com os amigos, não pode ficar de fora. O público também é convidado a prestigiar. Agende a data e participe!