Oportunidade de emprego

Os interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado para admissão de agente de serviços gerais, agente operacional de serviços diversos, motorista, educador físico, assistente social, nutricionista, médico veterinário e psicólogo têm mais uma semana para realizar as inscrições, que a terça-feira da próxima semana, na sede da prefeitura de Rio Fortuna, na avenida Sete de Setembro, nº 1175, Centro.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve apresentar documento original e fotocópia do da identidade (RG ou CNH); duas fotografias 3×4 recentes, e ainda preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada na sede da prefeitura e no site oficial. A prova escrita será aplicada às 9h no dia 18 de março, na Escola Municipal Professor José Boeing.   

Prefeitos em Brasília
Assim como os demais prefeitos da região, os gestores de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, e de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann (PSD), embarcaram rumo a Brasília na última semana com o objetivo de pleitear recursos federais em prol dos interesses do município. Salésio esteve acompanhado dos vereadores Ivo Vandresen (MDB), Edson Baumann (PP), Claudiomir Mendes (MDB) e Eliete May da Rosa (PT), e buscou, no Ministério do Turismo, auxílio-financeiro para a realização da Gemüse Fest deste ano. Já o prefeito Lindomar contou com a companhia do vice-prefeito Neri Vandresen (PR) e do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling (PSDB). A comitiva dos dois municípios aproveitou o período de encerramento de indicações de emendas parlamentares ao Orçamento da União para articular junto aos deputados catarinenses repasses de recursos. 

SRL destaque no Mapa do Turismo 

Conhecida como Capital da Agroecologia, com destaque para o turismo rural, a pequena cidade de Santa Rosa de Lima (SRL) subiu de categoria no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do Ministério do Turismo usada para acompanhar o desempenho das cidades nesse setor e direcionar políticas públicas e verbas federais. Com a mudança, agora se enquadra na Categoria D, assim como Grão-Pará. Ou seja, pode pleitear até R$ 150 mil, anualmente, para fazer eventos turísticos. O que eleva o nome de Santa Rosa de Lima é um importante projeto de agroturismo ecológico, o Acolhida na Colônia, que traz experiências de turismo comunitário, cultural, rural e ecológico. A determinação dos agricultores, a receptividade e o acolhimento aos turistas e as inovações em cada propriedade/pousada encantam e, com certeza, rendem um feedback positivo. Ao todo, 25 municípios do Estado apresentaram melhoria de categoria, que de acordo com o Ministério, justifica-se pelo crescimento econômico no setor, seja por aumento no número de empregos por meio do turismo, ampliação de estabelecimentos formais de hospedagens ou fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros.

Festa de São Marcos
Como já divulgado nesta coluna, as novidades preparadas pela organização da Festa de São Marcos também serão divulgadas aos leitores. Já anunciamos o baile-show, que será realizado no dia 21 de abril, em Rio Fortuna, com a presença da Banda Dazaranha. Outra atração revelada nos últimos dias é um show sertanejo, abrindo toda a programação da tradicional Festa do Padroeiro de Rio Fortuna. A exemplo de 2017 será um evento com mesas, onde o público poderá apreciar o talento do cantor Fabio Dunk, de Floripa, com os grandes clássicos da música sertaneja. Após, o show prossegue com as gêmeas Fernanda & Renata. A tradicional Festa de São Marcos ocorre nos dias 20, 21, 22 e 25 de abril, no Centro Comunitário São Marcos. 

Ação evangelizadora
Representantes da Paróquia São Marcos participaram, no domingo da semana passada, da abertura oficial da Ação Evangelizadora. “Cada Comunidade, uma Nova Vocação” na Diocese de Tubarão. A missa que marcou o início do projeto foi celebrada por Dom João Francisco Salm, na Catedral Nossa Senhora da Piedade. A ação tem como objetivo semear a cultura vocacional e despertar as comunidades para o compromisso de rezar por todas as vocações.

Formação Grupo de Jovens
Com as inovações do século 21, cada vez menos os jovens estão perto da igreja, caminhando para um mundo de individualismo, violência, consumismo exacerbado, irresponsabilidades… Para mudar esse cenário, a igreja tem dado cada vez mais atenção à juventude, a exemplo da formação de pastorais da juventude, grupos e movimentos jovens; eventos como a Jornada Mundial da Juventude e outras ações de incentivo… Com o objetivo de levar mais conhecimentos para este setor, a Paróquia São Marcos promoveu uma formação para coordenadores de grupos de jovens. Cerca de 40 participantes de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima acompanharam a ação, que teve como tema de estudo “Vocação: chamado de Deus, resposta humana”, conduzido pelo diácono Simão dos Santos Ferreira. Após a formação, os jovens participaram da Celebração da Palavra, na Igreja Matriz. O encontro foi promovido pelo Setor Juventude da Paróquia São Marcos e contou com a presença da coordenação comarcal e diocesana da juventude.

Gemüse Fest
A Comissão Organizadora da 16ª Gemüse Fest anunciou o adiamento do concurso para escolha da Rainha e das Princesas da festa, que na sexta-feira, por motivo de desistência de duas candidatas, o que inviabiliza o certame. Para possibilitar o maior número de participantes, novas regras, inclusive reduzindo a idade mínima das concorrentes, serão divulgadas pela Comissão em breve. Também será marcada uma nova data, mais possivelmente para o início de abril. A Gemüse Fest, festa tradicional de Santa Rosa de Lima, que chega à sua 16ª edição, ocorrerá no decorrer do primeiro fim de semana de maio de 2018 (5 e 6) e também no dia 10, feriado de emancipação da cidade.