Deputada entrega recursos

A semana terminou com a visita da deputada Geovania de Sá em Rio Fortuna. A parlamentar entregou R$ 150 mil para a Secretaria de Saúde do município. O recurso já está disponível. Nestes três anos de mandato, foram mais de R$ 750 mil para Rio Fortuna, atendendo as pastas da Saúde, Infraestrutura e Educação. Estiveram presentes na reunião o prefeito Lindomar, o vice Neri, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores , Tavico, Rudmar presidente do PSDB, secretários e lideranças. 

Escolha de aula
Os candidatos que participaram do Processo Seletivo nº004/2017 para a contratação de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) em Rio Fortuna, devem ficar atentos.
Foi divulgada a resolução nº 001/2018 que regulamenta e apresenta o cronograma de escolha de aula da rede municipal de ensino. Será no próximo dia 5, a partir das 16h, na Secretaria de Educação.
Será respeitada a classificação, se o candidato estiver ausente, a vaga será repassada ao próximo que presente.
Outras informações no site da prefeitura ou Unibave. 

Reparos emergenciais

As fortes chuvas que assolaram Santa Catarina nos últimos dias deixou um lastro de prejuízos por todo o Estado. Nos municípios do interior não foi diferente, sendo que os impactos foram sentidos pelos motoristas que frequentemente precisam utilizar as estradas rurais. Em Rio Fortuna, reparos paliativos foram realizados pela Secretaria de Obras para recuperar locais danificados da malha viária. A manutenção se concentrou em dois pontos: na Estrada Geral da comunidade de Rio Branco, enquanto outra equipe se dedicou à execução de um bueiro na localidade de Rio Facão. “São trabalhos paliativos que garantem o tráfego de veículos e o escoamento da produção rural. Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Obras funciona em escala de plantão para atender as necessidades emergenciais, e em fevereiro retorna ao trabalho em ritmo normal”, projeta o prefeito Lindomar Ballmann.

Equipamentos agrícolas

Após a assinatura do Termo de Cessão de Uso, já se estão em Rio Fortuna dois equipamentos agrícolas destinados a elevar o nível de eficiência econômica das atividades desenvolvidas. Trata-se de uma plantadeira de sementes e uma roçadeira hidráulica deslocável. Ainda será entregue o Kit Despesca, que contém uma balança eletrônica de precisão, uma esteira galvanizada para despesca de peixes e duas redes de arrasto. Vale lembrar que o pleito iniciou na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), devido às necessidades da região. O pedido também atende reivindicação apresentada pela diretoria da Associação de Piscicultores de Rio Fortuna, e objetiva fortalecer e desenvolver o agronegócio no município. “O Executivo agradece o apoio dos vereadores Kleyton May, Leonete Schuelter e Miguel Angel Cardoso Espínola Junior nestas conquistas. A parceria com o Legislativo é fundamental para as reivindicações em prol de nosso Rio Fortuna”, salientou o prefeito Lindomar Ballmann.

Quitação de débitos
Está em vigor, em Santa Rosa de Lima, o Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis). Tributos municipais como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) alvarás e demais taxas e serviços que estiverem em atraso poderão ser renegociados por pessoas físicas e jurídicas e ter juros e multas reduzidos. Interessados em aderir ao programa devem procurar o Departamento de Tributos do município, na sede da prefeitura das 7 às 13h. O prazo final é no dia 28 de fevereiro. Após a data, os devedores serão incluídos em dívida ativa e terão seus débitos cobrados em cartório ou judicialmente.

Destinos
Dando sequência nos “Destinos”, com opção de turismo e lazer no Vale, hoje a dica é especial para os apreciadores de Ecoturismol em Santa Rosa Lima, é possível vislumbrar-se com a cachoeira May, com queda livre de aproximadamente 30 metros. Há trilhas de acesso, mas é estreita e não tem proteção lateral. Importante lembrar que não há placas de sinalização informando profundidade do lago onde cai a água, e nem se é própria para banhos em todos os sentidos (beirada e centro). Portanto, aproveite o passeio apenas para admirar o local e sentir o ar puro da natureza exuberante. 

Considerações:
• É transitável para pessoa sem nenhuma restrição para caminhar;
• Idosos e crianças pequenas não se recomenda descer até a cachoeira;
• Tempo para fazer a caminha até o acesso a trilha de 15 a 20 minutos;
• Em dias chuvosos, não é recomendada a visitação;
• Não é preciso agendar;
• Não são cobradas taxas de entrada e nem de banho;
• Não há telefonia no local, somente em casas de vizinhos há aproximadamente 200 metros da cachoeira;

Outras informações:
Horário de funcionamento: Integral
E-mail: turismo@santarosadelima.sc.gov.br
Telefone: (48) 3654-3000 ou (48) 3654-3016
Endereço: Estrada Geral Rio dos Índios – Caminho dos May, s/nº.