Panorama: Solidariedade

Terno de Reis - Foto: Divulgação/Notisul
Terno de Reis - Foto: Divulgação/Notisul

Se entre as metas deste ano novo você listou ser solidário com o próximo, fazer boas ações, esta é a hora. Como já divulgado por este jornal diário, a jornalista do Notisul, Lysiê Oliveira dos Santos, de 29 anos, precisa de doações de sangue. O tipo sanguíneo da comunicadora é O+, no entanto, doadores de qualquer tipo sanguíneo podem procurar o Hemosc para a reposição do banco da instituição de saúde. A jovem está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) há pouco mais de uma semana, vítima de um acidente de trânsito. Na sexta-feira, quando familiares e amigos mobilizaram-se em torno da campanha de doação de sangue, cerca de 40 doadores procuraram o Hemosc. A campanha continua e quem desejar ajudar, pode procurar o Hemocentro de Tubarão, na na rua Santos Dumont, s/nº, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. É preciso dizer o nome completo da jornalista para efetuar a boa ação, Lysiê Oliveira dos Santos. A doação é um ato humanitário, voluntário e altruísta que salva muitas vidas. Nossos desejos de melhoras a colega Lysiê!

Terno de Reis
O prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes (PT), publicou em suas redes sociais uma gratificante surpresa que teve no final de semana. Recebeu em sua casa um grupo de amigos cantando o Terno de Reis. “Foi uma bênção para nossa casa e família. Muito obrigado a todos os participantes do grupo Terno de Reis de Santa Rosa de Lima. Que Deus abençoe a cada um dos participantes e sua família”, comentou.
O Terno de Reis, de tradição Açoriana, é uma cantoria acompanhada por acordeom, violão e rabeca, que ocorre no mês de dezembro até a véspera de 6 de janeiro, em homenagem aos Reis Magos. É comum que os grupos cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano, levando música, dança, orações e a imagem do Santo Reis até as famílias. Parabéns ao grupo de Santa Rosa de Lima que mantém viva esta bonita tradição!

Encontro CPCs
Será no próximo dia 1º o encontro para discutir as atividades dos novos Conselhos de Pastoral da Comunidade (CPCs). A reunião terá início às 19h30, no Centro de Pastoral São Marcos, com a presença do padre Nilo Buss, chanceler da Diocese de Tubarão, e coordenadores do CPP. As presenças devem ser confirmadas até dia 23 de janeiro, na Secretaria Paroquial. No ano anterior, foram constituídas dez novas coordenações dos Conselhos: Nova Fátima, Rio Bravo Baixo, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu, Rio dos Índios Baixos, Rio Santo Antônio, Nova Esperança, Santa Rosa de Lima, Rio Bravo Alto e Rio Amélia. O Conselho de Pastoral é um grupo de pessoas que, estando à frente das pastorais e da animação eclesial no nível eclesial paroquial, representa-os. A função principal é a de ser um lugar de participação, reflexão, decisão, execução e avaliação pastoral, a partir dos encaminhamentos aprovados em assembleia, garantindo a vida de comunhão na igreja e a dinâmica pastoral.

Cessão de Uso
Por Termo de Cessão de Uso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, concedeu ao município de Rio Fortuna, sem custos aos cofres públicos, um kit despesca e uma roçadeira hidráulica deslocável. A entrega dos equipamentos será realizada nos próximos dias. Serão utilizados pelo setor agrícola do município, oportunizando o atendimento aos piscicultores e agricultores.

Carnaval
Passada as festas de fim de ano, começa-se a planejar o Carnaval, uma época de festas populares que antecedem um período de grande jejum – a Quaresma. Mesmo com poucos recursos, alguns municípios da região investem na festividade, como Braço do Norte – que irá preparar um evento para resgatar as tradições. Em outros, como Santa Rosa de Lima, pequenos bailes são promovidos para oferecer, ao menos, uma opção de lazer aos foliões que optam por não ir ao litoral, onde acontecem as maiores folias. Na Capital da Agroecologia, o tradicional Baile de Carnaval será animado pela Banda Invasão, no sábado, 10 de fevereiro, a partir das 23h, no Centro Comunitário de Rio Bravo Alto. Em Rio Fortuna, será realizado Jantar Dançante com Grito de Carnaval, na Barra do Rio Chapéu. O evento é no sábado, dia 3.

Destinos
Em janeiro, vamos destacar todas as semanas os atrativos de lazer de Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. Para quem aposta na tranquilidade e deseja conhecer as belezas das cidades com vocação para o turismo rural, é uma grande opção para colocar na agenda.
Começamos por Santa Rosa de Lima, município com pouco mais de dois mil habitantes, conhecido como a Capital da Agroecologia, devido ao avançado projeto de produção agrícola sem uso de agrotóxicos e o agroturismo que desenvolve e que já obteve reconhecimento internacional. O município é o único do Brasil e da América Latina a figurar no guia da “Accueil Paysan” (Acolhida Camponesa), entidade francesa de divulgação do agroturismo. Além dos belos cenários de serra, boas opções ecoturísticas e fortes referenciais das culturas alemã e italiana, o município oferece ao visitante a oportunidade de hospedar-se em suas pequenas agropousadas, conviver com o dia a dia do agricultor e desfrutar das delícias da culinária local.  
Uma sugestão é para passeio é a Encostas da Serra Geral. Até a chegada do destino encontramos paisagens, como paredão da serra, que vem a ser um grande atrativo da viagem. É possível vislumbrar-se com alguns córregos no percurso e se estiver com sorte poderá observar e ouvir o ronco dos bugios. No verão o clima é agradável, pois o ar é fresco e o local está situado no ponto mais elevado do município.

Considerações:
• Em dias chuvosos não é recomendada a visitação;
• Não precisa agendar;
• Não é cobrado nem um tipo de taxa;
• Dar preferência de auxílio de condutor, pois a Acolhida da Colônica oferece esse trabalho.

Outras informações:
• E-mail: acolhida@acolhida.com.br
• Site: www.acolhida.com.br
• Telefone: (48) 3654-3016 ou (48) 3654-0186
• Endereço: Estrada Geral Santa Bárbara, s/nº