Gemüse Fest 2018

Gemüse Fest 2018 - Foto: Divulgação/Notisul
Gemüse Fest 2018 - Foto: Divulgação/Notisul

Três dias de festa são reservados para a próxima Gemüse Fest, evento tradicional de Santa Rosa de Lima, cujo objetivo é resgatar a cultura da colonização alemã na região das Encostas da Serra Geral por meio da gastronomia típica e de apresentações artísticas. A festa, que chega à sua 16ª edição, ocorrerá no primeiro fim de semana de maio de 2018 (5 e 6) e também no dia 10, feriado de emancipação da cidade. A data foi definida durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no gabinete do prefeito Salésio Wiemes. Participaram do encontro representantes da comunidade e de entidades locais, secretários municipais e funcionários da prefeitura que formarão a comissão organizadora do evento. Apesar do embate financeiro, que não deixará a Gemüse Fest ser tão grandiosa como em edições anteriores, todos seus principais elementos estarão lá: o resgate cultural, a gastronomia típica, atrações musicais, dança e diversão.

Rainha e Princesas
Como prévia da Gemüse Fest, será realizado, no dia 23 de fevereiro, a partir das 20h, no Salão Comunitário, o concurso para escolha da Rainha e Princesas da festa. As inscrições poderão ser realizadas a partir do próximo dia 15 e o regulamento completo estará disponível no site da prefeitura de Santa Rosa de Lima – www.santarosadelima.sc.gov.br. Na última edição, a jovem Morgana Schlikmann foi corada rainha, e as belas Thainá Laurindo e Paula Lemkuhl Primeira-Princesa e  Segunda-Princesa, respectivamente.

Identificação de autoridades
O prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, e vereadores do município receberam a Carteira Nacional de Prefeito e Vereador, expedida gratuitamente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A carteira objetiva facilitar a identificação das autoridades locais quando no exercício de suas funções constitucionais e legais de representação do município. Em sua viagem a Brasília na última semana, o chefe do Executivo solicitou o documento, sendo atendido prontamente. As carteiras foram entregues aos vereadores na sessão do Legislativo da última terça-feira. Após o ato, Lindomar ainda acompanhou a última reunião ordinária deste ano, quando houve a eleição da mesa diretora para coordenar os trabalhos da Câmara em 2018. Como presidente foi eleito Valdir José Warmling (PSDB); vice-presidente, Silvio Heidemann (PP); 1º secretária Leonete Schuelter Campos (PMDB), e 2º secretário, Célio Effting (PSD).

Solução para o Banco do Brasil
Um dos principais compromissos de uma comitiva de Santa Rosa de Lima a Brasília foi a reunião com integrantes da diretoria nacional do Banco do Brasil, para tratar sobre a questão da agência em Santa Rosa de Lima, que desde o início do mês passado não trabalha mais com numerário – não presta mais serviços que envolve dinheiro em espécie, como saques, depósitos e pagamentos de boletos. O prefeito Salésio Wiemes esteve na capital federal acompanhado dos vereadores Leonício Laurindo (PPS), Rogério Schotten (PMDB), Bertilo Vandresen (PSDB), Lourivaldo Schimitz (PSD) e Ademir Schlickmann (PP) para debater assuntos de interesse do município e aproveitou para resolver a situação da instituição financeira. No retorno para a Capital da Agroecologia, o chefe do Executivo trouxe a promessa de receber uma resposta nas próximas semanas. Além disso, todos os 16 deputados (federais) de Santa Catarina também devem se reunir para discutir a respeito desta situação, e de outras cidades do Estado que enfrentam o mesmo problema.  

E mais

Natal movimenta o comércio
Chegou dezembro e com isso todas as alegrias do Natal. Mas qual é o verdadeiro significado do Natal? São os presentes debaixo da árvore, as luzes nas janelas, os cartões, jantares com familiares e amigos, a celebração pelo nascimento de Jesus, troca de presentes… A data mais esperada do ano provoca um aquecimento no comércio, e a previsão dos lojistas é de que este Natal seja de compras reforçadas. Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) projeta, com base nos anos anteriores, os itens mais procurados – vestuário (48,78%), calçados (31,71%) e eletroeletrônicos (19,51%). Para dar tempo extra aos consumidores para que possam pesquisar os presentes, tanto lojas e supermercados ampliam o horário de funcionamento. Até a próxima sexta-feira, em Rio Fortuna, os estabelecimentos estarão de portas abertas até as 20h, e os supermercados até as 20h30. No sábado, ambos fecham as portas às 17h e domingo, dia 24, funcionarão das 7h30 às 12h.   

Santa Luzia
A comunidade de Mata Verde, em Santa Rosa de Lima, reuniu-se na última quarta-feira para celebrar o Dia de Santa Luzia. A missa, celebrada pelo vigário paroquial, padre Antônio Rech, foi na associação de moradores, ao lado da gruta construída em honra à Santa Protetora dos Olhos.

Assembleia Paroquial
Lideranças de toda a paróquia estiveram reunidas no último dia 10 para a Assembleia Paroquial de Pastoral. O evento, realizado no Centro Pastoral São Marcos, reuniu leigos que atuam nos Conselhos de Pastoral das Comunidades (CPCs) e representantes de pastorais, movimentos e associações em níveis comunitário, setorial e paroquial. O grupo pode avaliar as atividades realizadas em 2017 e planejar ações para 2018. Para 2018, as atividades serão voltadas para o Ano Nacional do Leigo e a preparação para as Santas Missões Populares da Diocese de Tubarão. Outro projeto que merece destaque é o vocacional, que visa despertar os fiéis para as vocações sacerdotais, religiosas e matrimoniais.

Natal Luz
Associados e consumidores da Cerbranorte de Rio Fortuna, Braço do Norte e região terão uma noite mágica para promover a união, celebrar as conquistas e confraternizar. A cooperativa irá promover, nesta quarta-feira, o Cerbranorte Luz. O evento, que começa às 20h, será na Praça Padre Röer, em frente à Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte. Durante a festa, serão distribuídas duas mil bolas para as crianças, entre outros brindes como fritadeira sem óleo, ar-condicionado, TV, micro-ondas e ferros elétricos. Os brindes serão sorteados entre os presentes por meio de um número de participação, que será distribuído no dia. A animação ficará por conta de Alan Vieira e Banda Phórus, e para abrilhantar ainda mais a noite, a participação do Coral da Asacad.