Então é Natal…

Então é Natal... - Foto: Divulgação/Notisul
Então é Natal... - Foto: Divulgação/Notisul

Com muita criatividade, artigos recicláveis foram transformados em belos enfeites natalinos que dão nova vida à cidade de Rio Fortuna. Totalmente em clima de Natal, o município ganhou decoração e iluminação especial, apresentados oficialmente na noite desta sexta-feira. Com uma carreata, o Papai Noel também percorreu as principais ruas da cidade e presenteou as crianças com docinhos. Com muita união, comprometimento e trabalho em equipe, foi possível proporcionar estas novidades natalinas à população. Com pouco dá para realizar muito, basta querer.
 
Os parabéns vão para a equipe da Associação Beneficente Rio-fortunense (Abraf), colaboradores e servidores públicos que se dedicaram intensamente nos últimos 15 dias para deixar tudo pronto.
   
Fica o convite para toda a população decorar suas casas, resgatando assim o espírito natalino em Rio Fortuna.

Então é Natal II
Santa Rosa de Lima também entrou oficialmente no clima de Natal com a cerimônia de acendimento das luzes. O evento ocorreu no domingo, a partir das 19 horas, com missa e apresentação do coral de alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima, encerrando com o acendimento da iluminação. Além dos enfeites típicos desta época do ano, a decoração na Capital da Agroecologia conta com Presépio e a Casa do Papai Noel. Todos os artigos foram instalados pelos funcionários da prefeitura e da Cooperativa de Eletrificação Rural de Anitápolis  (Ceral) no decorrer da semana.

Efetivo policial
A formatura de quase mil novos policiais militares em Santa Catarina, que ocorrerá nos próximos dias, acende a expectativa para a incorporação de novos profissionais para reforçar o efetivo no Vale de Braço do Norte. A administração municipal de Rio Fortuna cobra junto à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte esta necessidade. O prefeito do município, Lindomar Ballmann, encaminhou ofício solicitando empenho do governo do Estado para que a região seja contemplada com novos policiais, garantindo dessa forma um efetivo mínimo para o policiamento 24 horas. O prefeito entende que, embora os índices de criminalidade sejam baixos, a segurança é um direito dos cidadãos, e a falta de efetivo policial pode atrair a criminalidade.

Tarde de Campo
A piscicultura de Santa Rosa de Lima norteou a realização de uma Tarde de Campo com o objetivo de subsidiar os produtores e demais interessados com informações básicas sobre a atividade, possibilitando o aumento da produtividade e da lucratividade na criação de tilápias em açudes. Promovido pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, com a parceria da Epagri e da Cooperativa de Crédito Cresol, o evento ocorreu na última quarta-feira, na localidade de Rio dos Índios. É o segundo encontro para debater os assuntos do setor.

E mais

Chamada cultural
Para valorizar e fortalecer a atividade cultural em Rio Fortuna, a secretaria de Educação e departamento de Cultura promovem uma Chamada cultural, que visa ao cadastramento de músicos, atores, artísticas plásticos, pintores, grafiteiros, desenhistas, instrutor de danças alemãs, fotógrafos, artesãos, entre outros especialistas. Quem tem habilidade para alguma dessas funções, ou exerce a atividade, é convidado a realizar o cadastro. O objetivo é ter um relatório destas pessoas, facilitando o convite quando ocorrer um evento ou um projeto específico. Para o cadastro, basta comparecer na secretaria de Educação com CPF, RG e comprovante de residência.

Novembro Azul
O mês de novembro, marcado pela campanha de conscientização a respeito da saúde masculina, especialmente de prevenção ao câncer de próstata, encerrou com uma palestra em Santa Rosa de Lima. A fisioterapeuta pélvica Marieli Graciano apresentou o tema “Cuidados do Aparelho Urinário” ao público presente no Centro do Convivência Social. O evento, promovido pela secretaria municipal de Saúde, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Comissão Municipal de Esportes (CME) e cooperativa de crédito Cresol, faz parte das atividades do Novembro Azul. No início do mês, no dia 11, o município já havia organizado uma tarde esportiva, como forma promover a saúde do homem. Durante o mês, o laboratório de análises clínicas da cidade ofertou o exame de PSA com preço especial.

Assembleia na Cresol
Os associados da Cresol de Rio Fortuna são convidados a participar da Assembleia Geral Extraordinária para discutir a expansão da área de abrangência da cooperativa. O ato será na próxima terça-feira, dia 12, às 19h30, no Centro Pastoral São Marcos. Após a assembleia será servido um saboroso carreteiro.

Conselho da Juventude
O Conselho Municipal de Juventude (Comjuve) de Santa Rosa de Lima iniciou efetivamente suas atividades com a realização do primeiro encontro na última quinta-feira. O órgão, formado por representantes da administração municipal e da sociedade civil, vai discutir e contribuir na elaboração de políticas públicas voltadas para a juventude. A principal pauta foi a definição da direção do novo conselho. Após o debate, por aclamação foram escolhidas Simone Schulz como presidente, Ana Beatriz Kulkamp para vice-presidente e Tatiane Martins como secretária.