Letícia da Silva Pereira
Graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Fucap
leticiapereira_@outlook.com.br

O dia 31 de janeiro é comemorado por ser o dia do Engenheiro Ambiental, mas o que faz um engenheiro dessa área? É esse profissional que se encarrega de cuidar dos níveis de poluentes e deterioração do meio ambiente, diminuindo os impactos que danificam a qualidade de vida de todos os seres vivos. Com a mudança climática e carência de defesa e recuperação do meio em que vivemos, a função do engenheiro ambiental tem se tornado gradativamente mais essencial, já que também faz parte das suas atribuições fiscalizar, monitorar e auxiliar empresas e indústrias.

Os efeitos que afetam o equilíbrio ambiental são cada vez mais visíveis, deixando evidente como os reflexos de saneamento básico deficiente, poluição do ar e das águas, produção crescente e sem solução de resíduos, entre outros impasses, afetam nossa qualidade de vida direta e indiretamente. Dentre esses aspectos, o trabalho de atenção ambiental tem considerado a importância da necessidade imediata da conservação dos solos, da diminuição dos impactos urbanos, da produção de energia entre outras ações, a fim de tornar o uso dos recursos naturais mais sustentáveis. 

Sendo assim, é possível considerar a necessidade deste profissional nos dias atuais, sabendo que, além de ter ampla base científica, também possui uma visão integrada para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental. Parabéns aos Engenheiros Ambientais e acadêmicos da área, que tem auxiliado e se integrado  às outras engenharias como apoio no que se refere à preocupação com questões ambientais dos métodos criados pelo homem. Por trás dessa engenharia existe um ‘porquê’, uma preocupação com um futuro, mais sustentável e saudável para todos nós. Acreditamos em um futuro de desenvolvimento integrado com respeito à natureza e nossas riquezas.