Um dos segredos do sucesso é a medida do entusiasmo colocado em nosso foco

Não fracassamos por fazer coisas que dão errado. Fracassamos por desistir ao fazermos coisas que parecem dar errado. A diferença entre fracasso e sucesso é o que dá certo! Os que levam os prêmios da vida cometem erros maiores, mais caros e mais dolorosos do que os que estão comendo pipoca na arquibancada da vida.
Em qualquer momento da história, em todos os países e para todos os humanos, não existe diferença entre erros cometidos entre pessoas de sucesso e dos que não o obtêm. É natural que a imagem guardada do premiado é a do pódio, como se a vida do herói se resumisse àquela imagem. Alguém de nós assistiu Airton Senna ‘com falta de ar’ ou dor no peito ao preparar-se fisicamente? Triste, chorando? Dificilmente!
A imagem que fica é a cruzada da linha de chegada e o tremular da bandeira quadriculada. Quem o treinava lembra suas horas de esforço, dos milhões de erros cometidos e corrigidos para a próxima conquista. Airton tinha um foco, e nunca desistiu dele. Continuou e foi entusiasta em seu foco.
Errava, acertava, e não desistia! Cometemos erros dolorosos, nem sempre em nós apenas. Sofremos. Temos nossa pele marcada pela vida. Maravilha! Isso prova que estamos mais próximos do pódio e cada vez mais próximos de atingir o nosso foco.
Nossas marcas podem ter sido causadas pela falta de reconhecimento, um emprego perdido, um amor deixado ir, um familiar desgarrado, algumas escolhas erradas ou perda de entes amados. E se na ocasião devida você não se deixou chorar e sofrer: faça-o agora!
Chore. Viva o sofrimento. Absorva a derrota. Não finja que não sofreu. A dica é: “Faça tudo isso somente na hora da marca da vida, aí então vire a página e siga o foco”. Olhar para a pista, o próximo desafio, os próximos erros e, principalmente, a próxima vitória. Leve as marcas que a vida deu-lhe, ela é parte de sua busca pela sua melhor versão que será cada vez melhor.
Errou? Excelente! Somente ‘protagonistas’ erram, os outros pagam ingresso para vê-los. Entre no filme de sua vida. Não fracassamos por causa de erros e sim ao desistir cometendo erros. Tente novamente, por mais improvável que seja. Tente! Tente! Tente! Lembre-se: cada erro nos deixa mais próximo do pódio.