O projeto da nota fiscal eletrônica está chegando ao seu 3º ano e 2009 será o grande marco do firmamento da NF-e em todo o Brasil. Nesse ano, haverá uma massificação dos setores obrigados a emitir o documento fiscal através da nova sistemática. Mais de 20 setores tiveram que se adequar em 1º de abril e em setembro outros 54 setores também terão que emitir NF-e, substituindo assim a emissão do modelo em papel, padrão 1 e 1A.

A NF-e vem sendo um assunto badalado já há algum tempo. Mas, por incrível que pareça, a maioria das empresas não possui conhecimento do assunto. Carentes de informação, elas acabam ficando despreparadas quanto à mudança legal na emissão dos documentos fiscais.

E quem pode auxiliar os contribuintes nessas questões? As empresas de contabilidade e os respectivos contadores têm um papel fundamental nas mudanças de legislação, entretanto, o assunto é muito novo e eles também precisam buscar cada vez mais informações. Em paralelo, quem passa a auxiliar os contribuintes e contadores são as empresas fornecedoras de Sistemas de Gestão. Afortunadas são as empresas que possuem alguma informatização, pois aquelas que ainda emitem as notas fiscais manualmente estão em uma jangada em meio ao oceano.

As empresas de software precisam adequar seus sistemas a cada mudança de legislação, isso faz com que a maioria delas esteja sempre atentas às mudanças exigidas pelo fisco. Grande parte das pequenas e médias empresas não possui infraestrutura e conhecimentos técnicos suficientes para a implantação de um projeto como o SPED, nota fiscal eletrônica ou conhecimento de transporte eletrônico, e são as empresas desenvolvedoras de software as principais responsáveis pela disseminação do conhecimento sobre as mudanças culturais e operacionais do processo.

A nota fiscal eletrônica não é mais um projeto do governo, e sim, uma realidade dos contribuintes. É um caminho sem volta, e quem não estiver preparado para largar na frente, ou acompanhar a caminhada, verá a linha de chegada cada vez mais longe.

Para colaborar com o projeto de nota fiscal eletrônica e, principalmente, para auxiliar as empresas emitentes e os profissionais de contabilidade, a G2KA Sistemas está disponibilizando o guia da nota fiscal eletrônica, gratuitamente. Um documento com informações importantes sobre a NF-e e mais de 100 perguntas e respostas que ajudarão os contribuintes a compreender melhor o processo de emissão de documentos eletrônicos. Para receber o guia, basta acessar a página www.g2ka.com.br/guianfe e preencher as informações solicitadas.

O repasse de informações visa ajudar os contribuintes que se encontram desamparados perante a nova realidade, dando-lhes tempo de buscar soluções antes da Receita Federal bater em suas portas.