Tubarão está de aniversário. Muito se tem falado, comentado, enfim, todos comentam que Tubarão está em festa. A prefeitura prepara uma agenda e aí conta com os munícipes para esta grande festa. Mas, a maior festa deve estar dentro de cada um de nós. Primeiro, lembrando que Tubarão tem crescido em saúde, moradia, alimentação, educação e cidadania. Muitos vão duvidar desta minha afirmação. Mas é só conversar com alguns moradores antigos, não precisando tão antigo, mas de 30 anos atrás e logo este vai dizer com muita precisão que Tubarão cresceu e está crescendo.

Vamos lembrar equiparando: escola de ontem e de hoje, era só o Hercílio Luz, e hoje temos uma infinidade de escolas municipais, estaduais e particulares. Desde o jardim até a universidade. Na moradia, embora se tenha muitas famílias procurando obter a casa própria, ao mesmo tempo se tem casas, edifícios muitos bonitos. Uma cidade que evoluiu no mercado. Atualmente, as lojas estão se adequando no seu visual, na qualidade dos seus produtos e assim vem crescendo a nossa cidade. A população está saindo da vendinha mais próxima de sua casa e procurando supermercado ou até um mercadinho pequeno, mas com as características de um grande. As lojas trazendo os produtos mais bonitos e de diversos gostos, preocupadas com a satisfação dos consumidores.

A cidade trouxe um shopping para os consumidores. Não se precisa mais viajar para a capital, por exemplo, pois aqui já tem o seu shopping. O shopping dos tubaronenses. Um shopping voltado ao turismo de mercado, com a qualidade das maiores cidades do Brasil e do mundo. A alimentação ofertada na cidade também cresceu em oferta e qualidade.

Mas o consumidor também evoluiu e hoje é muito exigente. Quem não conhece as modalidades financeiras? Quase todo consumidor tem conta bancária, cartão de crédito ou débito, alguns com caderneta de poupança e assim se pode dizer que Tubarão cresceu. O Hospital Nossa Senhora da Conceição quem não percebeu que este cresceu e muito. Principalmente nas condições de ofertas de atendimento. Quem viu o HNSC há 30 anos e volta hoje a visitá-lo, com certeza, vai perceber este crescimento.

Eu, pelo menos, sei quanto Tubarão cresceu. Em 1996, os produtos de origem animal eram vendidos sem nenhuma refrigeração, hoje poucos se veem sem adequação. A Cidasc deu a estes o selo SIE. O selo de inspeção estadual, garantindo a qualidade dos produtos. O consumidor é só exigir este selo no ato da compra. A higiene e conservação dos produtos nos mercados também melhoraram. As ruas da cidade estão mais bonitas, as praças se padronizando e assim Tubarão está mais bonito.
O que queremos mais? Saneamento, esgoto, segurança, área de lazer, creche de manhã, tarde e noite. Pronto atendimento para a nossa saúde, geração de emprego, conscientização das pessoas para o destino do lixo, união em favor do consumo sustentável, amor ao patrimônio público e ao próximo. E assim Tubarão pode dizer: sou feliz agora.

Quero, portanto, convidar você para esta parceria e a partir deste momento procurar ver, enxergar o que há de bom em nossa cidade e ajudar para que ela fique bem melhor a cada dia que passa e assim estaremos felizes e dizendo: eu amo a minha cidade, eu amo Tubarão. Pois aqui moram pessoas que sabem ser empreendedores com responsabilidade empresarial e social e cidadãos que fazem o bem. É só lembrar de alguns: Shirley Mendonça, Marucha Piva, Irmã Enedina, Irmã Maria, Neusa Tonelli, Silvana Zardo; e homens como Cleyton Amaral; Genésio A. Mendes; Paulo Cesar Rosa; Marcelo Rodrigues; capitão Moisés; Salesio Herdt; Alberto Botega, e assim muitos homens e mulheres que sabem muito bem ser cidadãos. Viva Tubarão!