Ao assumir interinamente o poder executivo municipal, coloquei como missão pessoal dar novas contribuições aos trabalhos já realizados pelo prefeito Manoel Bertoncini e seu vice, Pepê Collaço. Tal passagem permite ações que se somam aos esforços já empreendidos como vereador – onde ajudei a substituir as intermináveis brigas no plenário pelo diálogo respeitoso entre os vereadores. Vem no mesmo sentido a atuação como secretário e, num passado próximo, como coordenador de campanha do hoje prefeito Manoel.
 

Nos últimos anos, o governo de Tubarão tem alcançado significativos avanços. Passou-se dos registros em cartolinas aos serviços on-line, dos salários atrasados à certeza do pagamento em dia. A meu ver, as melhoras registradas têm em comum os pilares da responsabilidade e da busca por eficiência.
No âmbito fiscal, a responsabilidade foi consagrada através da Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito Manoel vem avançando neste conceito, exigindo que só se iniciem ações com os recursos para tanto. Neste ponto, a contribuição que se está dando é enviar à câmara de vereadores o projeto da Lei de Responsabilidade Administrativa.
 

Tal lei vem reforçar a necessidade de respeito pelo dinheiro público, proibindo que se interrompa a execução de obras ou projetos iniciados em governos anteriores, bem como que se troquem o nome de programas e ações com o mero intuito de se tornar o “pai da criança”.
O outro pilar verificado é o da busca pela eficiência (termo aqui usado em atenção à Constituição, mas onde se devem incluir as ideias de eficácia e efetividade). No âmbito municipal, tal busca é verificada destacadamente no constante esforço do prefeito Manoel em fazer mais com menos. Aqui a contribuição que se traz é a Lei de Avaliação de Desempenho, que institui a meritocracia na administração do município.
 

Tal legislação determina a avaliação periódica dos servidores municipais, abrindo portas para que eles sejam valorizados financeiramente pela qualidade do trabalho. Tal medida vem se somar aos esforços já realizados neste sentido.
Com estas iniciativas espero novamente contribuir para o desenvolvimento do município e desde já me coloco à disposição para continuar ajudando, independentemente da posição ocupada.