O  final do ano se aproxima e junto com ele surgem os planos e promessas. Poupar dinheiro, fazer grandes aquisições, mudar de emprego… Mas e a sua saúde? Você já fez planos para deixa-lá melhor? Aproveitando o clima dos meses de outubro rosa e novembro azul, vamos conversar sobre um assunto que pede atenção: a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

Nossa saúde é o bem mais precioso que temos e na correria do dia a dia isso passa batido e só lembramos quando ela nos falta por uma razão ou outra. Precisamos perder o medo e a preguiça de visitar o consultório médico, abandonar velhos pensamentos de “não tenho nada para ir ao hospital” ou “só em último caso”. Muitas doenças podem ser evitadas e melhor tratadas se procurarmos os centros de saúde com mais frequência e precocemente. 

 Uma recente pesquisa, feita pelo Ibope, a pedido do “Movimento Ame o Coração”, mostrou o dado preocupante de que um terço das pessoas não faz nada para prevenir as doenças do coração.  Lembrando que os distúrbios cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e que segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um brasileiro morre a cada dois minutos por conta disso, somando 350 mil mortes a cada ano, causadas pelos três maiores problemas: infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

Atualmente, a medicina conta com diversos exames para o diagnóstico de problemas cardiovasculares. O check up médico é uma junção de exames com o principal intuito de diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em pessoas que ainda se quer apresentaram sintomas. Ele também engloba orientações e conceitos de prevenção de patologias e promoção da saúde. Sua realização é essencial, mesmo para indivíduos saudáveis, e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 30 anos, ou quando o especialista julgar necessário, independente do sexo. 

Além disso, vale também destacar que os planos de bons hábitos de vida como o de começar a praticar atividades físicas, abandonar o cigarro e passar a consumir alimentos mais saudáveis fazem toda diferença no processo de prevenção. Não espere que os sintomas se manifestem para tomar atitudes positivas para o seu bem-estar. Marque seu check up, mude sua rotina e comece o próximo ano com sua saúde em dia!