Início de ano é uma oportunidade de começar o ano cuidando do seu orçamento doméstico e assim equilibrando as despesas de acordo com a sua receita. Na verdade, é o salário que a família tem disponível para as suas despesas. Ao mesmo tempo, o orçamento doméstico sendo anotado em um caderno próprio para este objetivo possibilita o consumidor saber para onde vai o seu dinheiro, lhe dar conhecimento das necessidades ou não daquele uso. Por exemplo, será que deveria ter comprado este produto agora, como está o meu consumo de energia? O meu consumo na compra do mês? Enfim, o orçamento doméstico visto por esta ótica da anotação sempre que se usar o dinheiro permitirá ao consumidor o conhecimento de economia. 
 
E é muito simples. O que se ganha como salário ou outro rendimento trata-se de receita do mês. Enquanto para onde vai seu dinheiro, identificam-se como despesas. Subtraindo a despesa do que você tem como receita, sobrando é lucro, economia que poderá ser aplicada, por exemplo, em uma poupança. No caso de despesa maior do que a receita, isto é, você gastou mais do que recebeu, é sinal de endividamento. Deve-se procurar enxugar este gasto e verificar onde possa diminuir este desperdício. 
 
Por isso que o mês de janeiro passa a ser o mês de iniciar novas atitudes, especialmente quando se fala de consumo. Para organizar as contas, comece já a ter uma planilha de receitas e despesas. Nas despesas, devem-se separar as fixas, como moradia, condomínio, educação, etc., das variáveis como: alimentação, água, energia, telefone, etc. As primeiras não permitem margem para ajuste, enquanto as demais podem sofrer racionalização, quer dizer, é possível economizar. As despesas que mais permitem ajuste  são as que  as pessoas têm menos controle. São aqueles gastos esporádicos, como viagens, lazer, presentes, restaurantes etc. São as despesas consideradas adicionais. 
 
Todo orçamento deve ter uma margem de tolerância, para aqueles gastos considerados gastos extras. Exemplo, a manutenção da casa, como poder ocorrer um vazamento no banheiro, o carro precisa de um reparo, uma consulta médica e assim outros que possam ocorrer. Começando já este procedimento de economia mês a mês, tenha a certeza que logo você vai perceber o quanto  é importante economizar, ser um consumidor consciente.