O reitor eleito recentemente na Unisul passou pelos bancos escolares do Ginásio Sagrado Coração de Jesus, que antecedeu o Colégio Dehon, onde também foi aluno. O ginásio, buscado por quatro ilustres tubaronenses, junto à Ordem do Sagrado Coração de Jesus, fundada pelo Padre Leão João Dehon, na França, foi o precursor da universidade.

Curiosos da história universal dizem que a igreja católica tinha um projeto de formar uma elite por todo planeta que sucederia a evangelização propriamente dita. Esta elite encarregar-se-ia de promover o aprimoramento da sociedade através da disciplina, ética e moral a que se somava a cultura e o desenvolvimento tecnológico. Mas uma questão sobrepõe-se a essas ilações: na época, o grande inimigo era a Rússia comunista e suas repúblicas lindeiras, formando a União Soviética. Eram os “vermelhos”, como assim tratados pelos europeus do leste, e pelos padres também que precisavam fazer o enfrentamento com a ideologia adversa.

Na primeira metade da década de 50, os princípios de formação do futuro cidadão que ali adentrava eram rígidos. O famoso artigo 19 do regulamento, até hoje reverbera na memória de quem lá passou, com sua redação curta e seca: “Da aula, fica banido tudo o que possa perturbar a ordem, como: falar com os vizinhos, rir-se, responder sem licença, passar bilhetes, etc…”, copiado em lotes de até 100 vezes nas folhas de papel almaço como penalidade a quem o contrariasse.

Ao final da missa, o celebrante e os dois coroinhas recuavam do altar, ajoelhavam e rezavam-se três Ave-Marias pela conversão da Rússia.
As aulas de educação física de Vicente Schlikmann iam de um simples futebol à famosa “sueca”, um conjunto de exercícios duríssimos, inspirado nas forças armadas da Suécia.
Os tempos mudaram.

O mandato de reitor do professor Ailton Nazareno Soares pode ser reivindicado por quem passou por aquela fase do ensino tubaronense como um resgate histórico e uma homenagem àqueles padres que muito deram de si para o engrandecimento de vários catarinenses do sul do estado, que têm mostrado relevantes serviços à nossa sociedade.