E Natal! Fim de ano! O consumidor está imbuído da beleza da época. Vai às compras. O comércio investiu na decoração, iluminou e decorou as ruas, as lojas para esperar este grande senhor, Papai Noel? Sim! Mas o personagem principal do comércio é você, consumidor. Sem você, nada disto existeria. Portanto, todo o cuidado é pouco. O consumidor tem que estar pronto para toda esta tentação. Embora se saiba que é muito bom comprar, presentear, consumir! O que é necessário antes de tudo é saber o que fazer, como fazer e porque está fazendo. Tudo isso para obter um bom resultado e poder cumprir com os compromissos a que venha assumir.

No fim de ano, vale a pena refletir antes de iniciar novos compromissos. Primeiramente, avaliar o ano que termina. Com a chegada do 13º salário, procurar liquidar os seus débitos, principalmente dívidas com o cartão de crédito, cheque especial e o que você paga com boleto bancário. Avaliar o que você tem de débito no comércio e procurar recuperar o crédito. Mas, antes, procure o Procon, pois este fará o cálculo preciso do seu débito, que é bem diferente do cálculo de alguns estabelecimentos comerciais. Faça uma lista para onde vai o seu dinheiro. Como, por exemplo, as obrigações que você tem no início do novo ano. Como IPTU, IPVA, material escolar, uniformes e outros. Assim organizado, para poder ir às compras.

Não esquecendo de pesquisar preços, qualidade do produto e atendimento ao consumidor. Sempre procurando saber o preço à vista para depois entrar para o crediário. Observe os juros que a loja está aplicando, no caso de crediário. Muitas vezes, por falta de atenção, o consumidor paga o valor de dois produtos no final da compra, porque esqueceu desta observação. Prestações longas com parcelas mínimas são de alto risco. Você termina pagando muito alto por esta facilidade.

Caso esteja para comprar um eletrodoméstico, não esquecer de observar o selo Procel (programa de eficiência de energia elétrica). A letra A na avaliação Procel é a mais eficiente. O custo do produto será compensado pela economia de energia no uso do produto. Tenha toda informação necessária para firmar o contrato de compra e venda. Guarde o cupom fiscal. Observe se há assistência técnica na cidade, em caso defeito no produto após o uso. Esta é uma das causas de muita reclamação dos consumidores. Certo de que está pronto para esta grande oferta natalina, vá às compras e tenha um Feliz Natal!