Emoções, cores e movimentos definem a magnitude do espetáculo iniciado em 2004! É o momento de somar emoções diferentes e, ao mesmo tempo, congelar os movimentos à expressão máxima dos dançarinos no jogo entre corpo, cor, luz, espaço e movimento, garantindo as professoras e coreógrafas um sentimento de superação de obstáculos, de desafios, de conquistas e de rara beleza!
 
As excelentes apresentações dos grupos de dança, a grandiosidade da estrutura dos festivais, dos cenários de palco, a beleza das luzes, o som, o movimento e cores é uma verdadeira festa de imagens, sabores, colírios para os olhos, sorrisos para lábios da diretoria, coordenação, direção dos CEIs, professoras e coreógrafas, auxiliares e, em especial, para os pais dos alunos dançarinos.
 
Este ano, a Aproet levou para o palco da Unisul a dança na vertente dos heróis da animação, reunidas num só espetáculo: Toy Story, Mário Bross, O Máscara, Batman, Pheneloppe Charmosa, He-man e She-ra, O Zorro, que garantiram plateia cheia e palco também. A mistura entre o teatro e dança buscaram na atualidade o tom das apresentações.
 
Toda esta magia que acontece dos bastidores ao palco, além de contagiar a plateia, apresenta aos pais e familiares o resultado da preocupação básica da Aproet, que é preparar os pequenos e futuros cidadãos dos CEIs Santa Tereza, Santo Afonso e Pio XII para um mundo melhor, além de permitir a avaliação comprometida e contextualizada processo educacional, no que tange as capacidades cognitiva, psicomotora, social e afetiva de seus filhos e o nível de desenvolvimento em que se encontram: conhecimento das potencialidades corporais, auto conhecimento, uso do corpo na expressão das emoções, deslocamento com segurança, raciocínio, integração, socialização, noções de espaço, de tempo, de limites, possibilidades; revelação de talentos, superação da de obstáculos, rompimento da timidez…
 
A experiência dos anos anteriores me permite adentrar no campo de concentração dos dançarinos que aguardam sua vez, transpirando ansiedade e nervosismo, na mesma proporção, estreantes e veteranos. Os objetivos do Festival de Danças e Expressões Artísticas, pré-estabelecido no calendário escolar da Aproet, são alcançados gradativamente, desde o início do ano letivo e consolidando-se no final do ano como avaliação do processo ensino-aprendizagem individual e coletivo.