Quando falamos em resíduos hospitalares ou resíduos de serviços de saúde, não estamos tratando de algo homogêneo e hermético. Acondicionamento, manuseio, transporte e tratamento são diferentes etapas que devem ser observadas com responsabilidade. A problemática do lixo hospitalar abrange discussões relacionadas ao conceito de inesgotabilidade e aos reflexos da poluição do meio ambiente.

O lixo disposto de forma inadequada, sem qualquer forma de tratamento, pode ser uma séria ameaça à saúde pública. O principal risco associado ao resíduo hospitalar é o infecto-contagioso. Quando os resíduos são descartados inadequadamente no ambiente, provocam alterações no solo, na água e no ar, além causarem danos a diversas formas de vida. Os organismos presentes neste tipo de lixo, quando em contato com o homem, são responsáveis por doenças respiratórias, epidérmicas, intestinais, além de cólera, tifo, leptospirose, hepatite e outras.

Para evitar contaminações, existem empresas que fazem a coleta específica e dão o destino final adequado a esse tipo de lixo. É o caso da Proactiva Meio Ambiente Brasil que atua em 22 municípios de Santa Catarina. Em condições totais de segurança, modifica as características físicas, químicas e biológicas dos resíduos, ajustando-os a padrões ideais, impedindo a disseminação dos agentes patogênicos e de qualquer outra forma de contaminação.

Para realizar o procedimento, a empresa utiliza o equipamento de autoclave, que realiza o tratamento de resíduos de serviços de saúde com segurança através da alta temperatura e da alta pressão, que esterilizam o material tornando-o um lixo inerte que, após triturado, pode ser aterrado.

A Proactiva foi a primeira empresa no Estado de Santa Catarina a se adequar às resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Nacional Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para coletar, transportar, tratar e armazenar resíduos hospitalares. Com isso, as instituições geradoras de resíduos, além de estarem em conformidade com a legislação, estão contribuindo com a preservação do meio ambiente.