Ninho tucano de Tubarão

O atual número de filiados do PSDB em Tubarão reflete o empenho e a dedicação de militantes que diariamente lutam em prol do crescimento do partido. Neste ano, o partido soma 1.668 filiados. Este número indica que homens e mulheres, jovens e adultos, entenderam que a proposta do partido não é apenas um discurso teórico, mas ações práticas, que propõem mudanças significativas na sociedade.
Porém, medir a força de um partido nas eleições baseado nos números de filiados é, no mínimo, um equívoco. Mesmo com todo o empenho em trazer filiados para o partido, o PSDB não carrega consigo o maior número destes. De acordo com o relatório processado em 1º de outubro de 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dias antes do pleito municipal, o PMDB liderava o ranking dos partidos com maior número de filiados, somando 2.869 inscritos, seguido pelo PP, com 2.467, DEM, com 2.310, e em seguida aparecia o PSDB, com 1.654.
Mesmo assim, na eleição passada, o PSDB foi o partido cujos candidatos a vereador receberam o maior número de votos. Foram 13.705 nominais e 1.226 na legenda, totalizando-se 14.931 sufrágios, o que resultou em três vagas na câmara. Já o partido com maior número de filiados, o PMDB, embora detenha quatro cadeiras na câmara municipal (devido à coligação na proporcional com o DEM), somou 14.332, entre votos nominais e na legenda. O Partido Progressista obteve 11.146 votos entre nominais e na legenda, ficando com duas vagas no legislativo e o Democratas, terceiro colocado em número de filiados, somou 3.461 votos no total.
Se levarmos em consideração somente os votos em legenda, mais uma vez o PSDB liderou. Dos 3.635 eleitores que optaram em votar na legenda de partidos e não diretamente em candidatos, um terço escolheu o partido tucano. Isso prova que o todo o esforço e o trabalho de excelência que o PSDB exerce atinge não só quem é filiado ao partido, mas quem está fora dele.
Traçando-se um paralelo entre o número de filiados e os votos obtidos na corrida à câmara municipal em 2008, vemos que o partido com a maior cota de filiados (PMDB) e o segundo colocado (PP) obtiveram uma votação inferior a cinco vezes o seu número de inscrições, o terceiro colocado (DEM) agregou 994 votos a mais do que seu número de filiados, já a votação do quarto colocado (PSDB) somou mais de nove vezes o número de eleitores registrados na sigla.
Estes são dados que indicam que o número de filiados é de extrema importância sim, pois, graças às filiações do PSDB e ao trabalho em conjunto, o partido traz em sua bagagem tantos resultados positivos e histórias de sucesso. Mas não se pode deixar de levar em consideração que o PSDB, mesmo ficando atrás em números de filiados, vem mostrando que é o partido que mais cresce e é sim o mais forte da cidade. Os resultados do pleito de 2008 mostraram essa força. Fomos o partido com maior votação entre os vereadores e tivemos um terço dos votos em legenda.