Clarice Roballo
Publicitária

Carteirinha na mão, agora prontos para atuar no mercado de trabalho. Alguns de vocês irão trabalhar em clínicas, outros abrirão as suas clínicas, alguns trabalharão com grande porte, inspeção, RT. Certo? Ter essa direção é importante, porque afinal, como dizia Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde está indo”.

Independente da área de atuação, uma comunicação bem alinhada é fundamental. Tudo inicia pela marca, pelo posicionamento da mesma. Então vocês me perguntam. “Clarice, como assim posicionamento da marca, não é somente o logotipo? ”, e eu respondo, não. Não é somente o logotipo. A marca e o seu posicionamento vão muito além do logotipo. Ele é ponto de partida da identidade visual e do próprio posicionamento, por isso deve ser resultado de estudo e pesquisa. As cores, fonte, tendo símbolo ou não, devem ser feitos de acordo com o seu segmento, público-alvo e as necessidades da empresa. Por isso é importante ser feito por profissionais da área. Afinal, é a sua assinatura corporativa, merece cuidado especial! Além do logotipo, o posicionamento da marca vai além. Está na comunicação interna, na forma como o cliente é atendido, nos materiais de comunicação da clínica, como folder, papelaria, fachada. Tudo, absolutamente tudo que envolve a empresa é a forma que a marca está posicionada. Afinal, é a percepção que o consumidor tem da mesma. Cada detalhe é importante, e são eles que fazem toda diferença na hora de agregar valor ao seu serviço, e de fazer entender o quanto seu conhecimento é valioso.

Acredite, a maioria dos seus clientes não entende o quanto vale uma especialização, ou nem mesmo que médico veterinário também possui especialidades como dermatologia, acupuntura, oncologia, entre outras. Por incrível que pareça, nesta hora uma fachada, uma recepção agradável, uma comunicação bem alinhada, a forma que a sua secretária atende o telefone é fator decisivo no momento de o cliente entender o valor que a sua empresa tem a oferecer. Entenda, é valor e não preço! Um é diferente do outro.

Veterinário, entenda… Ter um centro cirúrgico bem equipado é importante, ter especialização também, mas não é palpável aos olhos da maioria dos clientes, porque eles simplesmente não entendem sobre o assunto. Outro médico veterinário irá entender. Por isso, a forma como você comunica é muito importante também. Sempre se pergunte: Qual a primeira impressão desse cliente ao deparar-se com a minha marca? Está tudo alinhado? Minha postura, apresentação pessoal enquanto veterinário e dos outros ‘vets’ da clínica, passa segurança? Minha fachada é bonita, harmoniosa? Minha recepção é agradável, passa o valor e qualidade da minha clínica? O atendimento é de excelência? Como está a apresentação dos meus colaboradores?
Desafio você, veterinário, a pensar e responder com clareza cada uma dessas perguntas. Essas respostas são peças-chaves para o sucesso do seu negócio. Um profissional de comunicação é fundamental nesse processo, ele irá fazer a imersão na sua empresa e te direcionar ao melhor caminho. Pense nisso. Sucesso!