Manoel e as mudanças

Coronelismo, voto de cabresto, curral eleitoral, QI, apadrinhamento, indicação política, entre outros, são denominações de práticas políticas muito comuns até bem pouco tempo. Aliás, que ainda existem, porém, com menor abrangência.
A abertura democrática, legislação mais controladora e eficiente, controle social, liberdade de expressão, participação popular e conscientização da sociedade estão mudando as práticas administrativas das gestões públicas em nosso país.
As gestões privadas também apresentam grande percentual de ineficiência, porém, estas prejudicam quem as pratica. A decisão e o prejuízo são do dono. O governo até socorre este ou aquele setor, porém, só deve fazê-lo se o problema decorre de contingências conjunturais do segmento e por interesse coletivo.
As gestões públicas, por exigência de uma sociedade mais organizada, estão mudando. A velocidade e a profundidade das mudanças é que diferencia seus gestores.
Tubarão começa a viver um novo tempo. A administração Manoel Bertoncini/Pepê Collaço acaba de tomar uma decisão que, se efetivamente aplicada, transformará o conceito de gestão pública em nosso município.

Nosso prefeito sinalizou com:
• Exoneração de cargos comissionados;
• Reforma administrativa com diminuição do número de secretarias;
• Redução das assessorias especiais do prefeito;
• Redução dos cargos comissionados em todos os níveis;
• Adequação da estrutura da procuradoria (já realizada), de planejamento e da fiscalização;
• Jornada de trabalho de oito horas diárias;
• Criação e implantação de Plano de Cargos e Salários para funcionários com definição da força de trabalho e forma de ascendência;
• Definição da participação de funcionários efetivos na ocupação de cargos comissionados;
• Criação de Conselho Administrativo Especial (Pessoas de destaque na sociedade que passarão a ter uma forma legal de contribuir com sugestões);
• Modernização das ferramentas de Gestão e Controle.

Certamente que muitos que vivem pendurados “nos governos” não gostam dessas práticas anunciadas, pois corre o risco de “sobrar” na nova composição, mas a grande maioria dos funcionários, trabalhadores dedicados, e a totalidade da sociedade, que não trabalha e nem vive de quem trabalha na prefeitura, aplaudirá estas medidas. Os partidos aliados também entenderão e contribuirão para o sucesso delas.
Seguramente, teremos mais recursos para poder prestar um melhor serviço na educação, na saúde, segurança, investir em infraestrutura, entre outros.
Estas medidas, aliadas ao treinamento e capacitação de funcionários, seu comprometimento com as metas fixadas pela administração e a motivação, que certamente a nova estrutura lhes dará, juntamente com a forma moderna e eficiente de administrar, propostas pelo prefeito, criarão um grande diferencial.

O exemplo do gestor é o melhor cobrador de impostos. Tubarão com estrutura enxuta e funcional, funcionários reconhecidos, capacitados e motivados, maior volume de recursos tributários arrecadados, melhor estrutura de procuradoria para cobrar os passivos de contribuintes, programa de recuperação de créditos (Refis-aprovado), parcerias com governos estadual e federal restabelecidas, reaquecimento da economia, ferramentas mais eficientes no controle administrativo e financeiro, com as oportunidades que a nova infraestrutura regional nos dará, terá um grande salto de qualidade.
A coragem é uma das maiores virtudes do homem. Aliada à sabedoria, torna-se eficiente. Parabéns, prefeito.