No mundo em que vivemos, o ato de fazer o bem ao próximo é realmente a arte de vencer obstáculos. Quando temos iniciativas e concentramos nossas energias em algo nobre que trará resultados positivos para toda a sociedade, que de alguma forma faz com que as pessoas pensem na sua existência, se estão seguindo o caminho certo, tendo as atitudes corretas com a natureza e como ser humano; encontramos sérias dificuldades. A dificuldade concentra-se principalmente e infelizmente no sentimento de “dor de cotovelo”.

Aqueles que não têm coragem ou capacidade de tomar atitudes que venham a beneficiar a todos consomem suas energias em rechaçar ou diminuir as atitudes positivas alheias. Energia desperdiçada! Pois, como dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, “aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”. Ou seja, a natureza conspira para que as coisas sigam o caminho correto quando feitas de coração. Mesmo tendo que enfrentar oposições e conspirações, a flecha já tem seu destino certo no centro do alvo, pois foi lançada com objetivo nobre, não para ferir.

Entre apoiadores e oposicionistas, o que se tem de concreto é que as coisas funcionam desta maneira mesmo. Nada pode ser 100% perfeito, pelo simples fato de que as pessoas pensam de forma diferente. Tudo isso me recorda uma música antiga que dizia: “O mundo é uma bola que está girando, em suas voltas os mais fracos vão ficando, feliz aquele que tem história pra contar”. Um dia, quando estivermos mais velhos, poderemos contar para nossos filhos e netos nossas histórias de vida, pois triste é aquele que vive num vazio existencial.

A propósito, a única certeza que temos nesta vida (sendo forte ou fraco) é que a qualquer momento poderemos não estar mais entre os vivos. Depois de alguns anos de nossa passagem pela Terra, naturalmente seremos esquecidos pelos que ficam, porém, se deixamos um legado para as próximas gerações, eternamente seremos lembrados. Para isso, não é preciso ser um ator famoso, ter muito dinheiro, ou roubar um banco. Ser lembrado é bom, mas somente por nossas atitudes exemplares que farão da Terra um lugar melhor para se viver. Plante uma árvore, seja exemplo para as crianças, coloque em prática suas ideias de um mundo melhor… Esses são alguns exemplos que podem fazer de você um homem eterno. Construa você mesmo seu castelo e pare de bombardear o alheio.

Obstáculos naturalmente aparecerão em seu caminho, principalmente obstáculos humanos, pequenos humanos que têm como maior “virtude” a covardia. Pessoas invisíveis em vida que facilmente serão esquecidas depois de sua trajetória na Terra. Mas não se deixe abater por eles, que frustrem seus sonhos, que te façam desistir. Continue seu caminho construindo sua história, pois aquele que tem histórias para contar certamente um dia será personagem de histórias contadas.