Desde os tempos mais remotos, o homem tem procurado adquirir conhecimentos. Na época em que não havia professores, quem se destacava pela inteligência e sabedoria ocupava lugar de destaque na sociedade e, muitas vezes, era visto como louco por idealizar ou tentar apresentar novos horizontes para humanidade. Homens autodidatas que revolucionaram o mundo desbravando novos caminhos, tudo em virtude de pesquisas realizadas dentro de suas próprias casas com o mínimo de recursos, que sequer podemos imaginar. Com as facilidades que estão disponíveis hoje através da internet, podemos chegar muito longe, tão longe que praticamente não existem fronteiras, aos que tem sede de aprender.

O estudante autônomo e à distância é na verdade um apanhador de conhecimentos, pois necessita de suas próprias forças em suas dúvidas do cotidiano, visto que não tem a presença de um professor para lhe auxiliar. Sendo desta forma, procurar meios alternativos de buscar o saber é muito importante. Através de pesquisa e com muita leitura, comprovadamente eficaz no aprendizado. O estudante autônomo e a distância é um guerreiro, pois se engana quem pensa que é fácil este método de ensino. É necessário dedicação e disciplina. Fazer a gestão de seus estudos significa administrar tempo, cada vez mais escasso para todos.

Estudar a distância pode ser considerado um desafio por diversos motivos, o mais difícil de todos é a aceitação no mercado de trabalho de pessoas formadas nesta área. Existem ainda muitos preconceitos e barreiras a serem vencidas, e somente as pessoas formadas neste método de ensino poderão modificar esta realidade, mostrando ao mercado que estão preparadas, através de muito trabalho e competência. Contudo, apesar das adversidades sociais que os alunos enfrentam, é uma saída para aqueles que não encontram tempo para frequentar a universidade diariamente em ensino normal.

Aprender e qualificar-se nunca é demais, a forma que se estuda, busca-se qualificação não importa, o importante é a conquista de resultados. Buscar novas formas de ensino ultrapassam barreiras e preconceitos e nos levam a novas realidades, novos horizontes. É para quem tem vontade e sede de conhecimento. Como se conquista isto é apenas um detalhe. A capacidade está na iniciativa de cada indivíduo em vencer os desafios que lhe são impostos pela vida. Independente de virtual ou presencial, a qualificação somente se concretizará se houver boa vontade por parte do aluno, que é o maior interessado nesta caminhada.