A Renovação Carismática Católica do Estado de Santa Catarina, por meio de seu coordenador, Pedro Manoel da Silva, vem tornar público que discorda publicamente do texto publicado por este jornal no dia 26 de janeiro de 2009, na coluna do senhor Maycon Vianna, repudiando-o, texto intitulado “A verdade sobre o retiro católico”.

A Renovação Carismática Católica do Estado de Santa Catarina informa que os fatos mencionados na coluna não dizem respeito aos retiros de carnaval da rcc que ocorreram nas dioceses de Santa Catarina, não sendo verdadeira a informação de que houve consumo de bebida alcoólica e “pegação”, como menciona o nobre colunista.
Todos os retiros que aconteceram no estado de Santa Catarina e que foram organizados pela RCC pautaram-se no estrito respeito aos participantes e principalmente no tocante à segurança dos mesmos. A RCC não tem conhecimento formal de que o episódio narrado tenha ocorrido, não havendo nenhum tipo de reclamação quanto aos retiros acontecidos na região, sendo as informações escritas totalmente levianas, inverídicas e eivadas de má-fé.

Desta forma, a RCC vem informar que os fatos narrados não guardam respeito com os retiros por esta organizados, visto que, conforme o mesmo nobre colunista, na edição do dia 27/02/09, foram comentários feitos por “uns leitores que não quiseram se identificar relataram os fatos, eles conversaram com este colunista e podem perfeitamente ter usado de má índole, afinal, neste mundo existem os bons e os maus que só querem prejudicar os seus semelhantes… Nestes casos, é muito complicado apurar todas as informações e provar a veracidade das mesmas”.

O que se busca com os retiros de Carnaval é o batismo no Espírito Santo, o respeito entre as pessoas e momentos de oração e de espiritualidade, visando a conversão pessoal, o arrependimento dos pecados, o encontro com Jesus e a vida de santidade. Assim, jamais a RCC concordaria ou proporcionaria espaço para a bagunça, para a desordem, para o consumo de bebida alcoólica e “pegação”.
Que Deus abençoe a todos.