O mundo é a humanidade no planeta Terra. Há tempo, a globalização significa ausência de distâncias físicas, em que o ontem e o amanhã são o agora e o aqui. Você, de fato, está neste processo em tempo real, do qual você é fruto e pode ser agente de mudança do global.

Esse fato/processo deve ser refletido. Para tanto, nada melhor do que a sabedoria oriental: “Para um barco à vela, as melhores ondas e os ventos mais favoráveis em nada ajudam se o timoneiro não souber o destino” (o local da chegada).

As ondas e os ventos não podem ser eliminados, mas é possível prevenir-se frente a essas energias da natureza e torná-las úteis. O timoneiro do barco à vela o sabe, age com conhecimento do fato e o transforma em processo de convívio, onde determinação (destino do barco) e humildade (frente a ondas e ventos) caracterizam o líder, o timoneiro do barco.
O município é o barco à vela no oceano da globalização. O prefeito é seu timoneiro. – Saberá dirigi-lo? A resposta depende da escolha feita pelo eleitor.

Escolher é possível quando se conhecem alternativas. – Você conhece propostas de alternativas dos candidatos a pilotar nosso barco municipal? Conhece alternativas que possam conduzir à melhoria contínua da qualidade de vida? Apresentam-lhe ações estratégicas que levem ao fazer o que e como, a fim de termos o “melhor lugar para viver”?

Eleitor, você conta com diversas fontes de informação sobre os candidatos. Analise o perfil de cada um: quem é (hoje), o que foi (ontem) e o que propõe (amanhã), a fim de avaliar sua ética (honestidade e competência a serviço do bem público e comunitário).
Eu votarei no candidato que me convencer sobre o que fazer e como frente à “oferta” da duplicação da BR-101, implementação do aeroporto regional/internacional de Jaguaruna, viabilização das rodovias Serra-Mar e Inter-Praias, melhoria dos portos de Imbituba e Laguna, construção da ferrovia litorânea inter-portuária, formação de alianças entre municipalidade e Unisul…

Convido o cidadão eleitor a ouvir, ver, ler, analisar, apoiar, criticar – jamais ficando omisso – propostas de ações estratégicas para o desenvolvimento de Tubarão e da região a partir dessa “oferta” de infra-estrutura. Pare, olhe e escute, depois, passe (seu voto). Até a ferrovia alerta que você fique atento e decida com conhecimento de causa, com inteligência e sabedoria.

Cidadão eleitor, você direciona a construção do mundo a partir do município. O prefeito terá a qualidade do seu eleitor. Na democracia, o povo tem o governo que merece. Você merece um bom governo: eleja-o! O barco à vela irá para o destino que você decidir, pois, você escolhe o timoneiro.